Neurossarcoidose

Equipe Editorial Bibliomed

Neste artigo:. - Introdução - Exame do paciente - Diagnósticos diferenciais - Exames complementares - Tratamento - Conclusão - Referências. Introdução. A sarcoidose é uma doença multissistêmica cuja patogênese envolve a formação de uma lesão inflamatória conhecida como granuloma. Boa parte dos pacientes é completamente assintomática e a doença é um achado incidental durante radiografias torácicas. Os sintomas mais comuns incluem tosse, dispnéia e artrite. A etiologia da sarcoidose é obscura e o comprometimento neurológico na doença, apesar de raro, é grave e potencialmente fatal.. A prevalência da sarcoidose varia de 0,04 (Espanha) a 175 casos (Porto Rico) para cada 100.000 habitantes, com uma discreta preferência por mulheres (55% dos casos). A etiologia da sarcoidose ainda não está bem esclarecida. Evidências atuais sugerem que a doença resulte de uma resposta imune celular exagerada a antígenos externos ou intrínsecos.. A neurossarcoidose ocorre em 3% a 10% dos pacientes com sarcoidose. A neuropatia craniana e o envolvimento meníngeo são as manifestações ...

Palavras chave: Sarcoidose, meningite, granuloma, convulsão, neuropatia, mononeuropatia, polineuropatia, sintomas, miopatia.

Divulgação



conteúdos relacionados
Neurossarcoidose Sarcoidose, meningite, granuloma, convulsão, neuropatia, mononeuropatia, polineuropatia, sintomas, miopatia.


Assinantes


Esqueceu a senha?