Ingestão de amido pode influenciar o risco de recorrência de câncer de mama
09 de dezembro de 2011
Equipe Editorial Bibliomed
Equipe Editorial Bibliomed
09 de dezembro de 2011 (Bibliomed). Cientistas desenvolveram um estudo que associa taxas elevadas de consumo de amido à recorrência de câncer de mama.
Jennifer A. Emond, M.S., da University of California em San Diego (EUA), explica que “os resultados mostram que não são os carboidratos em geral, mas o amido particularmente. Mulheres que aumentaram sua ingestão de amido ao longo de um ano tinham probabilidade muito maior de recorrência”.
Os pesquisadores responsáveis pelo estudo conduziram uma análise de 2.651 mulheres que participaram do Women’s Healthy Eating and Living (WHEL) Dietary Intervention Trial, uma intervenção da qual participaram 3.088 sobreviventes de câncer de mama. Os pesquisadores do WHEL estudaram recorrências desse tipo de câncer, acompanhando as participantes por um período médio de sete anos.
A análise de subgrupo apresentada envolveu a avaliação de como as mudanças na ingestão de carboidratos influenciaram a recorrência do câncer de mama. “O estudo WHEL, mesmo tendo como foco o consumo de frutas, vegetais, fibras e gorduras, não apresentava um objetivo específico relacionado ao consumo de carboidratos”, diz Emond.
Emond e seus colegas obtiveram a informação sobre a ingestão de carboidratos através de múltiplos recordatórios alimentares de 24 horas ao início do seguimento e após um ano. Em uma entrevista anual, feita por telefone, as pacientes relataram tudo que elas haviam comido durante as últimas 24 horas.
Ao início, o consumo de carboidratos foi de 233 gramas por dia. Os resultados do estudo mostraram que as mulheres que tiveram recorrência da doença apresentaram aumento no consumo de carboidrato de 2,3 gramas por dia durante o primeiro ano, sendo que mulheres que não sofreram recorrência diminuíram seu consumo de carboidratos em 2,7 gramas por dia.
As mudanças no consumo de amido foram particularmente importantes. Elas foram responsáveis por 48% das alterações nas dietas. Durante o primeiro ano, a mudança média de consumo de amido foi de -4,1 gramas por dia em mulheres cujos cânceres tiveram recorrência, e -8,7 gramas em mulheres que não tiveram recorrência.
Quando as alterações de consumo de amido foram agrupadas em quartis, a taxa de eventos adicionais de câncer de mama foi de 9,7% entre mulheres que reduziram em maior grau a ingestão de amido durante um ano, comparadas a uma taxa de 14,2% entre mulheres que aumentaram mais a ingestão de amido.
A mudança na ingestão de amido foi independente de mudanças globais que ocorreram na qualidade da dieta do paciente. Após separar as mulheres em grupos relacionados ao grau do tumor, os pesquisadores viram que o aumento de risco estava limitado a mulheres com tumores de menor grau.
Os resultados encontrados na pesquisa indicam que existe a necessidade de que sejam feitas mais pesquisas sobre recomendações de dieta considerando o consumo de amido em mulheres com câncer de mama.
A pesquisa foi apresentada no 34º Annual San Antonio Breast Cancer Symposium, que aconteceu entre os dias 6 e 10 de dezembro.
Fonte: 34nd Annual San Antonio Breast Cancer Symposium, Abstract P3-09-01.
Palavras chave: mulheres, amido, consumo, ingestão, câncer, recorrência, consumo amido, câncer mama, mama, ano, carboidratos, gramas, ingestão amido, durante, estudo, não, recorrência câncer mama, durante ano, whel, pesquisadores,
Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.
conteúdos relacionados
- Notícia / Publicada em 18 de fevereiro de 2013
Consumo de frutas e vegetais está inversamente associado com risco de câncer de mama receptor de estrogênio negativo
- Notícia / Publicada em 9 de julho de 2012
Consumo de alimentos de soja reduz risco de recorrência de câncer de mama em mulheres
- Notícia / Publicada em 16 de dezembro de 2011
A idade influencia o risco de recorrência de câncer de mama
- Notícia / Publicada em 14 de dezembro de 2011
Após cirurgia conservadora, a radioterapia na mama preservada diminui pela metade a taxa de recidiva do câncer
- Notícia / Publicada em 13 de outubro de 2011
O risco de câncer de mama não foi associado com a ingestão de gordura em mulheres de meia idade
- Notícia / Publicada em 16 de maio de 2011
A ingestão elevada de folato pode reduzir risco de câncer de mama
- Notícia / Publicada em 7 de abril de 2009
Consumo de café e risco de câncer de mama
- Notícia / Publicada em 27 de novembro de 2002
Risco de câncer de mama relacionado ao uso de álcool e hormônios
- Notícia / Publicada em 23 de maio de 2002
Dieta vegetariana previne câncer de mama


