POPULATION REPORTS


Health care workers meeting
 

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Publicado pelo Population Information Program, Center for Communication Programs, The Johns Hopkins University School of Public Health, 111 Market Place, Suite 310, Baltimore, Maryland 21202, EUA
 

Volume XXX, Número 2
Primavera de 2002
Série J, Número 52


Programas de Planejamento Familiar

Melhoria do Desempenho

A Melhoria do Desempenho (MD), um processo cujo uso pioneiro se deu na indústria, está agora ajudando a fortalecer as organizações de saúde reprodutiva. A MD concentra-se na satisfação das necessidades dos profissionais de atendimento de saúde e de outros integrantes das equipes de pessoal. Quando os programas ajudam e inspiram os profissionais a darem o melhor de si, a qualidade do atendimento de saúde aumenta.

Para fazer um bom trabalho, as pessoas necessitam ter o conhecimento e as habilidades certas, mas também necessitam saber o que se espera delas, e se estão satisfazendo a essas expectativas. Também necessitam de boas condições de trabalho, um sólido apoio de sua organização, e incentivos ao bom desempenho.

Existem várias causas que levam as pessoas a não se desempenharem da melhor forma possível. O enfoque de MD pode ajudar as organizações a identificar estas causas e saber como tratá-las. A Melhoria do Desempenho é útil nos locais onde faltam recursos porque ela se concentra nas causas geralmente negligenciadas dos problemas de desempenho tais como expectativas não razoáveis ou falta de retroalimentação, que podem ser corrigidas sem grandes custos. A Melhoria do Desempenho é usada principalmente para resolver problemas, porém ela pode também ser útil na definição de novas funções, ou para ajudar o quadro de pessoal a assumir novas tarefas ou a ajustar-se a novos padrões.

Um processo sistemático

As organizações de saúde reprodutiva aplicam a Melhoria do Desempenho dentro de um processo que é levado à frente por todas as partes interessadas, ou seja, funcionários, clientes, gerentes, e todas as pessoas ou organizações afetadas por um problema qualquer de desempenho ou interessadas na resolução do mesmo. Por sua vez, as partes interessadas geralmente necessitam da ajuda dos facilitadores, que são os próprios funcionários ou então consultores treinados ou com experiência nas técnicas de Melhoria do Desempenho. O processo de MD é muito amplo, começando com a pesquisa e terminando com a avaliação das soluções:

  1. Consideração do contexto institucional do problema de desempenho e promoção de um acordo sobre os objetivos do processo de MD.
  2. Definição do desempenho desejado.
  3. Descrição do desempenho efetivo.
  4. Avaliação ou descrição da deficiência de desempenho.
  5. Identificação das causas profundas da deficiência de desempenho, vinculando-as a fatores de desempenho tais como incentivos ou conhecimento e habilidades.
  6. Seleção das intervenções necessárias para atacar as causas profundas.
  7. Implementação das intervenções.
  8. Monitoramento e avaliação do desempenho.

A Melhoria do Desempenho recomenda o uso das "melhores práticas" baseadas em evidências. Ao invés de tentativas e erros, ela oferece a oportunidade de adotar uma abordagem sistemática. Ao invés de tentar adivinhar e tirar conclusões precipitadas sobre as possíveis razões do mau desempenho, os gerentes podem usar técnicas analíticas. Ao invés de usar soluções tradicionais, o processo de MD estabelece vínculos muito bem fundamentados entre as causas profundas, os fatores de desempenho e as soluções.

Experiência crescente

Desde que iniciaram com um projeto piloto em 1998, as organizações de saúde reprodutiva já usavam o processo de MD para:

  • Responder às demandas dos clientes por melhorias nos serviços de saúde reprodutiva (República Dominicana);
  • Descobrir por que profissionais de atendimento de saúde, mesmo tendo recebido treinamento, não seguiam as diretrizes de prevenção de infecções (Gana);
  • Avaliar as necessidades nacionais de atendimento de saúde reprodutiva, examinar problemas de desempenho organizacional e decidir sobre prioridades (Armênia, Burkina Faso, Nigéria e Tanzânia);
  • Estabelecer normas de atendimento e ajudar as clínicas a atender às normas de licenciamento e credenciamento (Guatemala e Honduras);’
  • Ajudar a descentralizar os serviços de saúde (Tanzânia);
  • Identificar barreiras enfrentadas por parteiras comunitárias (Iêmen); e
  • Incentivar os profissionais de serviços privados a aconselharem melhor seus clientes de planejamento familiar e a prestarem serviços (Índia).

A Melhoria do Desempenho é abrangente. Ela dá poderes e estimula as pessoas a não se limitarem somente às causas de problemas de trabalho, sobre as quais podem fazer muito pouco ou nada, e a assumirem, elas próprias, a tarefa de melhorar os serviços prestados. Funcionários, supervisores, clientes e membros da comunidade cooperam para avaliar necessidades e encontrar soluções, buscando, quando necessário, a ajuda de especialistas em comunicações, logística, gerência e treinamento.

A Melhoria do Desempenho pode ser um excelente reforço dos métodos de melhoria da qualidade que estão disponíveis aos programas de saúde reprodutiva. Ela pode ajudar a resolver problemas de desempenho com soluções muito bem pensadas, que resultam em trabalhadores mais produtivos e satisfeitos, que prestam um melhor atendimento de saúde reprodutiva e que deixam os clientes também mais satisfeitos.

Nota aos leitores: Este relatório serve a dois grupos de leitores. O primeiro capítulo apresenta uma visão geral para gerentes que estarão tomando a decisão de usar a Melhoria do Desempenho e que, portanto, necessitam conhecer os princípios fundamentais, os custos e os resultados esperados. O resto do relatório detalha cada passo do processo, bem como as ferramentas e as técnicas, dirigindo-se aos leitores que podem se tornar facilitadores de MD.

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