Tabelas

Tabela 1. Melhoria de Desempenho no atendimento de saúde reprodutiva
Tabela 2. Definição do desempenho desejado: correção dos erros mais comuns

Tabela 1. Melhoria de Desempenho no atendimento de saúde reprodutiva

País, Organização, Ano

No. Ref.

Meta

Resultado/Situação

Burkina Faso

Equipe de Administração Distrital (EAD) de Koupéla e unidades de atendimento de saúde, 2000-

66

Melhorar o planejamento e supervisão da EAD; melhorar as habilidades dos provedores de serviços de saúde maternal e neonatal; introduzir processos de Melhoria de Desempenho.

Identificação das deficiências da EAD em projetos de planejamento, freqüência da supervisão, envolvimento da comunidade na solução de problemas e divulgação dos resultados. No caso do problema de supervisão, foi recomendado um treinamento para reforçar as técnicas de supervisão e esclarecer as expectativas.

Burkina Faso

Diretoria de Saúde Familiar, Ministério da Saúde; 1998

114

Identificar as necessidades dos distribuidores de base comunitária como forma de agregar serviços de saúde reprodutiva às suas funções.

Constatação de que o desempenho estava sendo prejudicado pela falta de incentivos financeiros, suprimentos, conhecimento e habilidades, e supervisão. Recomendação de trabalhar a parte de incentivos e supervisão antes de dar treinamento para melhorar o conhecimento e as habilidades.

Gana

Divisão de Saúde Familiar, Ministério da Saúde, 2001-

130

Fortalecer as habilidades de supervisão das Equipes Regionais de Recursos em 3 regiões.

Fortalecimento do suporte organizacional à supervisão

Gana

Ministério da Saúde, 2000

20

Recomendar aos prestadores de serviços do Ministério da
Saúde que seguissem as diretrizes de prevenção de infecções.

Ajuda para organizar uma reunião de meio dia de duração, durante a qual os participantes identificaram 7 áreas que necessitavam de reforço, inclusive supervisão, treinamento de gerentes e administradores, e padronização da aquisição de desinfetantes.

Gana

Ministério da Saúde, 2001

43

Melhorar as habilidades clínicas do pessoal nos centros de treinamento de enfermeiras e parteiras antes de entrarem em serviço.

Definição de parâmetros de medição do desempenho desejado, observação do desempenho efetivo e análise das causas profundas das deficiências de desempenho. Seleção e implementação de intervenções.

Quênia

Associação de Planejamento Familiar do Quênia, 2001-

164

Solidificar a capacidade de atendimento pós-aborto dos prestadores de serviços.

Realização de avaliação das necessidades de desempenho. Definição do desempenho desejado e indicadores de desempenho.

Malávi

Ministério da Saúde e População, 2001

44

Melhorar as práticas dos funcionários na prevenção de infecções.

Avaliação do desempenho efetivo.

Nigéria

Missão da USAID, 2000

46

Avaliar clínicas e prestadores de serviços de planejamento familiar, tanto públicos como ONG’s, em 3 estados; ajudar a formular uma estratégia de fortalecimento dos serviços de saúde reprodutiva.

Foram encontradas deficiências na disponibilidade de serviços, suprimentos, limpeza das clínicas, técnicas de aconselhamento, prevenção das infecções e manutenção de registros.

Senegal

Ministério da Saúde, 2001-

44

Melhorar os serviços de atendimento pós-aborto no Hospital Roi Baudouin em Dakar.

Análise das causas profundas; seleção das intervenções.

Tanzânia

Seção de Saúde Infantil e Reprodutiva, Ministério da Saúde, 2001-

135, 136

Avaliar as percepções e expectativas da comunidade sobre os serviços de atendimento de saúde; trabalhar com o pessoal dos Centros de Treinamento por Zonas para descentralizar o treinamento e melhorar a qualidade dos serviços de saúde infantil e reprodutiva.

Realizada avaliação das necessidades de desempenho e feitas recomendações relativas ao acesso, ambiente e qualidade dos serviços; foi definido o desempenho desejado em 8 áreas para fortalecer os Centros de Treinamento por Zonas.

Armênia

Ministério da Saúde, 2001-

86

Trabalhar com os responsáveis para o estabelecimento de políticas relacionadas aos padrões de atendimento e trabalhar com os médicos e enfermeiras/parteiras na qualidade dos serviços; informar e envolver os clientes e as comunidades.

Avaliação realizada das necessidades de desempenho; elaboração de minutas de políticas e padrões para os serviços de saúde reprodutiva.

Índia

Agência Estadual de Inovações em Serviços de Planejamento Familiar (SIFPSA); 1999

90

Ajudar os Sistemas Nativos de Medicina e os profissionais da área rural da região de Uttar Pradesh a oferecerem serviços de planejamento familiar.

Identificação das causas profundas da relutância dos profissionais em oferecer serviços de planejamento familiar, apesar de seu treinamento; recomendação de formas de tratar das causas profundas, especialmente a falta de incentivos para passar mais tempo aconselhando os clientes.

Iêmen

Ministério da Saúde Pública, 1999-

131

Fortalecer as habilidades de atendimento de saúde reprodutiva das parteiras baseadas na comunidade.

Realizada a avaliação das necessidades de desempenho; fortalecidas a supervisão das parteiras e as oportunidades de auto-aprendizado; estabelecido um programa de licenciamento.

República Dominicana

Instituto Dominicano de Previdência (IDSS); 1998-1999

91, 120

Fortalecer os serviços de saúde reprodutiva oferecidos por unidades do IDSS em 2 províncias.

Redução das deficiências de desempenho em termos de aconselhamento, conhecimento dos serviços de saúde reprodutiva e oferecimento de anticoncepcionais.

Guatemala

Ministério da Saúde, 2000-

99, 113

Melhorar o atendimento de saúde maternal e neonatal por meio de credenciamento de hospitais distritais, centros de saúde e postos de 7 distritos.

Aplicação de soluções tais como as práticas recomendadas pela OMS para a gestão de partos em hospitais; o cumprimento dos 77 critérios por parte dos hospitais aumentou durante o intervalo entre o levantamento prévio e o primeiro levantamento de acompanhamento.

Honduras

Ministério da Saúde, 2001-

38

Ajudar o M.S. a licenciar 200 unidades públicas e privadas de saúde na província Olancho.

Problemas encontrados com a maioria dos fatores de desempenho; foram geradas soluções e estimados os custos e benefícios; recomendado o reforço da supervisão, do suporte organizacional e dos incentivos.

 

Tabela 2. Definição do desempenho desejado: correção dos erros mais comuns

Redação inadequada

Problema

Redação melhor

O profissional conhece as instruções de colocação do DIU.

Descreve uma habilidade ou conhecimento que não pode ser observado.

O profissional segue todos os passos recomendados pelo protocolo de DIU.

O profissional passa tempo suficiente com o/a cliente.

Vago.

O profissional passa pelo menos 10 minutos com cada cliente.

O profissional recebe pelo menos 10 clientes por dia.

O profissional não controla o número de clientes que freqüentam a clínica.

Quando existem clientes esperando, o profissional espera no máximo 15 minutos entre um cliente e outro.

Fonte: McCaffery, 2000 (102)                                                                                                                         Population Reports

 

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