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Tabela 1.
Melhoria de Desempenho no atendimento de saúde reprodutiva
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Tabela 2. Definição do desempenho desejado: correção dos
erros mais comuns
Tabela 1. Melhoria de Desempenho no atendimento de saúde reprodutiva | |||
País, Organização, Ano |
No. Ref. |
Meta |
Resultado/Situação |
Burkina Faso Equipe de Administração Distrital (EAD) de Koupéla e unidades de atendimento de saúde, 2000- |
66 |
Melhorar o planejamento e supervisão da EAD; melhorar as habilidades dos provedores de serviços de saúde maternal e neonatal; introduzir processos de Melhoria de Desempenho. |
Identificação das deficiências da EAD em projetos de planejamento, freqüência da supervisão, envolvimento da comunidade na solução de problemas e divulgação dos resultados. No caso do problema de supervisão, foi recomendado um treinamento para reforçar as técnicas de supervisão e esclarecer as expectativas. |
Burkina Faso Diretoria de Saúde Familiar, Ministério da Saúde; 1998 |
114 |
Identificar as necessidades dos distribuidores de base comunitária como forma de agregar serviços de saúde reprodutiva às suas funções. |
Constatação de que o desempenho estava sendo prejudicado pela falta de incentivos financeiros, suprimentos, conhecimento e habilidades, e supervisão. Recomendação de trabalhar a parte de incentivos e supervisão antes de dar treinamento para melhorar o conhecimento e as habilidades. |
Gana Divisão de Saúde Familiar, Ministério da Saúde, 2001- |
130 |
Fortalecer as habilidades de supervisão das Equipes Regionais de Recursos em 3 regiões. |
Fortalecimento do suporte organizacional à supervisão |
Gana Ministério da Saúde, 2000 |
20 |
Recomendar aos prestadores de serviços do Ministério da
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Ajuda para organizar uma reunião de meio dia de duração, durante a qual os participantes identificaram 7 áreas que necessitavam de reforço, inclusive supervisão, treinamento de gerentes e administradores, e padronização da aquisição de desinfetantes. |
Gana Ministério da Saúde, 2001 |
43 |
Melhorar as habilidades clínicas do pessoal nos centros de treinamento de enfermeiras e parteiras antes de entrarem em serviço. |
Definição de parâmetros de medição do desempenho desejado, observação do desempenho efetivo e análise das causas profundas das deficiências de desempenho. Seleção e implementação de intervenções. |
Quênia Associação de Planejamento Familiar do Quênia, 2001- |
164 |
Solidificar a capacidade de atendimento pós-aborto dos prestadores de serviços. |
Realização de avaliação das necessidades de desempenho. Definição do desempenho desejado e indicadores de desempenho. |
Malávi Ministério da Saúde e População, 2001 |
44 |
Melhorar as práticas dos funcionários na prevenção de infecções. |
Avaliação do desempenho efetivo. |
Nigéria Missão da USAID, 2000 |
46 |
Avaliar clínicas e prestadores de serviços de planejamento familiar, tanto públicos como ONG’s, em 3 estados; ajudar a formular uma estratégia de fortalecimento dos serviços de saúde reprodutiva. |
Foram encontradas deficiências na disponibilidade de serviços, suprimentos, limpeza das clínicas, técnicas de aconselhamento, prevenção das infecções e manutenção de registros. |
Senegal Ministério da Saúde, 2001- |
44 |
Melhorar os serviços de atendimento pós-aborto no Hospital Roi Baudouin em Dakar. |
Análise das causas profundas; seleção das intervenções. |
Tanzânia Seção de Saúde Infantil e Reprodutiva, Ministério da Saúde, 2001- |
135, 136 |
Avaliar as percepções e expectativas da comunidade sobre os serviços de atendimento de saúde; trabalhar com o pessoal dos Centros de Treinamento por Zonas para descentralizar o treinamento e melhorar a qualidade dos serviços de saúde infantil e reprodutiva. |
Realizada avaliação das necessidades de desempenho e feitas recomendações relativas ao acesso, ambiente e qualidade dos serviços; foi definido o desempenho desejado em 8 áreas para fortalecer os Centros de Treinamento por Zonas. |
Armênia Ministério da Saúde, 2001- |
86 |
Trabalhar com os responsáveis para o estabelecimento de políticas relacionadas aos padrões de atendimento e trabalhar com os médicos e enfermeiras/parteiras na qualidade dos serviços; informar e envolver os clientes e as comunidades. |
Avaliação realizada das necessidades de desempenho; elaboração de minutas de políticas e padrões para os serviços de saúde reprodutiva. |
Índia Agência Estadual de Inovações em Serviços de Planejamento Familiar (SIFPSA); 1999 |
90 |
Ajudar os Sistemas Nativos de Medicina e os profissionais da área rural da região de Uttar Pradesh a oferecerem serviços de planejamento familiar. |
Identificação das causas profundas da relutância dos profissionais em oferecer serviços de planejamento familiar, apesar de seu treinamento; recomendação de formas de tratar das causas profundas, especialmente a falta de incentivos para passar mais tempo aconselhando os clientes. |
Iêmen Ministério da Saúde Pública, 1999- |
131 |
Fortalecer as habilidades de atendimento de saúde reprodutiva das parteiras baseadas na comunidade. |
Realizada a avaliação das necessidades de desempenho; fortalecidas a supervisão das parteiras e as oportunidades de auto-aprendizado; estabelecido um programa de licenciamento. |
República Dominicana Instituto Dominicano de Previdência (IDSS); 1998-1999 |
91, 120 |
Fortalecer os serviços de saúde reprodutiva oferecidos por unidades do IDSS em 2 províncias. |
Redução das deficiências de desempenho em termos de aconselhamento, conhecimento dos serviços de saúde reprodutiva e oferecimento de anticoncepcionais. |
Guatemala Ministério da Saúde, 2000- |
99, 113 |
Melhorar o atendimento de saúde maternal e neonatal por meio de credenciamento de hospitais distritais, centros de saúde e postos de 7 distritos. |
Aplicação de soluções tais como as práticas recomendadas pela OMS para a gestão de partos em hospitais; o cumprimento dos 77 critérios por parte dos hospitais aumentou durante o intervalo entre o levantamento prévio e o primeiro levantamento de acompanhamento. |
Honduras Ministério da Saúde, 2001- |
38 |
Ajudar o M.S. a licenciar 200 unidades públicas e privadas de saúde na província Olancho. |
Problemas encontrados com a maioria dos fatores de desempenho; foram geradas soluções e estimados os custos e benefícios; recomendado o reforço da supervisão, do suporte organizacional e dos incentivos. |
Tabela 2. Definição do desempenho desejado: correção dos erros mais comuns |
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Redação inadequada |
Problema |
Redação melhor |
O profissional conhece as instruções de colocação do DIU. |
Descreve uma habilidade ou conhecimento que não pode ser observado. |
O profissional segue todos os passos recomendados pelo protocolo de DIU. |
O profissional passa tempo suficiente com o/a cliente. |
Vago. |
O profissional passa pelo menos 10 minutos com cada cliente. |
O profissional recebe pelo menos 10 clientes por dia. |
O profissional não controla o número de clientes que freqüentam a clínica. |
Quando existem clientes esperando, o profissional espera no máximo 15 minutos entre um cliente e outro. |
Fonte: McCaffery, 2000 (102)
Population Reports