Cafeína pode reverter falha de memória causada pela privação de sono
02 de setembro de 2026
Equipe Editorial Bibliomed
Equipe Editorial Bibliomed
02 de setembro de 2026 (Bibliomed). A cafeína pode ajudar a restaurar um tipo específico de memória prejudicado pela falta de sono, segundo estudo publicado na revista Neuropsychopharmacology. A pesquisa investigou como a privação de sono afeta o cérebro e mostrou que os efeitos da cafeína podem ir além de simplesmente aumentar o estado de alerta.
O estudo analisou a chamada memória social, ou seja, a capacidade de reconhecer e diferenciar pessoas ou indivíduos encontrados anteriormente....
Palavras chave: Clínica Médica, cafeína, sono, memória, privação de sono, cérebro.
Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.
conteúdos relacionados
- Notícia / Publicada em 1 de junho de 2026
Cafeína pode prejudicar o sono profundo e alterar a sua qualidade mesmo depois de 8 horas
- Notícia / Publicada em 23 de março de 2026
Consumo moderado de café com cafeína e chá pode estar ligado a menor risco de demência
- Notícia / Publicada em 10 de dezembro de 2025
Adolescentes que vivem em bairros mais vulneráveis tem pior qualidade de sono
- Notícia / Publicada em 14 de fevereiro de 2025
Demora para entrar no sono REM pode ser um sinal precoce do Alzheimer
- Notícia / Publicada em 28 de outubro de 2024
Falta de sono agrava problemas cardíacos em diabéticos, aponta estudo
- Notícia / Publicada em 29 de julho de 2024
Novo estudo revela ligação entre apneia do sono e hipertensão
- Notícia / Publicada em 12 de julho de 2023
Uma noite de privação total do sono mostrou ter efeito antidepressivo em algumas pessoas
- Notícia / Publicada em 3 de dezembro de 2008
Privação do sono leva a repercussões na repolarização ventricular
- Notícia / Publicada em 4 de julho de 2002
Privação de sono altera padrão hormonal



