Papilomavírus humano e aumento da incidência de câncer de orofaringe nos EUA - Journal of Clinical Oncology 2011; 29(32):4294-4301.

Objetivo: Aumentos recentes na incidência e sobrevida do câncer de orofaringe nos EUA têm sido atribuídos à infecção pelo papilomavírus humano (HPV), mas evidências empíricas são escassas.

Pacientes e Métodos: O status de HPV foi determinado para todos os 271 cânceres de orofaringe (1984-2004) coletados pelos três registros de câncer no Surveillance, Epidemiology and End Results (SEER) com uso de reação em cadeia da polimerase (PCR) e genotipagem (Inno-LiPA), carga viral do HPV16 e expressão do mRNA do HPV16. Tendências na prevalência de HPV foi reavaliada em relação aos cânceres de orofaringe, nos registros de câncer, para considerar seleção não-randômica e calcular as tendências de incidência. A sobrevida dos pacientes HPV-positivos e HPV-negativos foi comparada em análises de Kaplan-Meier e de Cox.

Palavras chave:

Divulgação



Publicidade

conteúdos relacionados
Search_LibdocFree @SearchWordsAux='Papilomavírus humano e aumento da incidência de câncer de orofaringe nos EUA - Journal of Clinical Oncology 2011; 29(32):4294-4301. ',@type='ARTICLE', @libdocidant=0, @max_rows=10, @key_rank=0


Assinantes


Esqueceu a senha?