Pobreza e risco de mortalidade em pacientes com câncer colorretal

Mario Schootman, Chenghui Li, Cheng Peng, et al

Importância: O câncer colorretal (CCR) é o terceiro tipo de câncer mais comum nos Estados Unidos, sendo responsável por 9% de todas as mortes por câncer. Pessoas que vivem em áreas de pobreza persistente — onde pelo menos 20% da população viveu em situação de pobreza por pelo menos 30 anos — apresentam maior mortalidade por câncer colorretal do que aquelas que vivem em outras áreas.

Objetivo: Investigar quais fatores de risco mediaram a associação entre viver em áreas de pobreza persistente e mortalidade, especificamente a gravidade e a agressividade da doença, o tipo de tratamento do CCR, a qualidade do tratamento, o acesso à assistência médica e as complicações.

Desenho, cenário e participantes:...

Palavras chave: Oncologia, câncer colorretal, pobreza persistente, mortalidade, sobrevida global, desigualdades em saúde.

Divulgação



conteúdos relacionados
Pobreza e risco de mortalidade em pacientes com câncer colorretal Oncologia, câncer colorretal, pobreza persistente, mortalidade, sobrevida global, desigualdades em saúde.


Assinantes


Esqueceu a senha?