POPULATION REPORTS




 

Melhoria da Interação entre o/a Cliente e o/a Prestador/a de Serviços de Saúde

Client provider interacting with a client.
 

Tabela de conteúdos
Capítulos

Resumo

Promoção do Diálogo

Apoio ao Papel do Cliente

Melhoria do Desempenho dos Prestadores de Serviços de Saúde

As Melhores Práticas de Treinamento

Avaliação da Qualidade da ICP

Um Passo Além do Planejamento Familiar

Quadros e Tabelas
Bibliografia

Este número de Population Reports foi preparado em colaboração com a Iniciativa MAQ (Melhoria da Interação entre o/a Cliente e o/a Prestador/a de Serviços de Saúde) da Direção de População e Saúde Reprodutiva da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). A Iniciativa MAQ dá apoio à pesquisa e às intervenções baseadas em evidência como forma de promover o maior acesso e a qualidade dos serviços de saúde reprodutiva e planejamento familiar.

Publicado pelo Projeto INFO, Centro de Programas de Comunicação da Escola Bloomberg de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins, 111 Market Place, Suite 310, Baltimore, Maryland 21202, EUA

Volume XXXI, Número 4, Outono de 2003

Série Q, Número 1 Melhoria da Interação entre o/a Cliente e o/a Prestador/a de Serviços de Saúde

Promoção do Diálogo

A interação entre um cliente e um prestador de serviços de saúde é o que gera a conexão humana vital que permite atender às necessidades do cliente. A Interação entre Cliente e Prestador de serviços de saúde (ICP) pode influenciar a percepção do cliente sobre a qualidade do atendimento que recebe, sua decisão de voltar ou não ao mesmo prestador de serviços de saúde ou local de atendimento, seu entendimento e obediência das prescrições médicas, a continuação ou não da anticoncepção, e até decisões sobre ter ou não ter, e quando ter mais filhos (1, 2, 48, 82, 93, 107, 115, 133). É evidente que um bom nível de ICP pode melhorar os resultados dos programas de saúde reprodutiva e outros programas de saúde, gerar clientes mais satisfeitos e com mais poder sobre suas vidas e, finalmente, melhorar os níveis gerais da saúde.

O que é a ICP? O termo engloba toda as comunicações interpessoais e diretas entre os clientes e os prestadores e trabalhadores da área de saúde. Um tipo de ICP – a orientação ou aconselhamento – assume uma importância especial no atendimento em saúde reprodutiva. A orientação consiste de um diálogo durante o qual os prestadores de serviços de saúde usam técnicas de comunicação e conhecimentos técnicos para ajudar os clientes a tomar ou a confirmar suas decisões na área da saúde – entre elas a de escolher um método anticoncepcional ou optar por fazer um teste para detecção do HIV – e, depois, ajudar os clientes a planejar e a se preparar para levar a cabo tais decisões.

Além dos prestadores principais de serviços de saúde, o/as clientes também interagem com outras pessoas nas clínicas e postos de saúde, inclusive parteiras, enfermeiras e médicos, além de recepcionistas e guardas. Como todas estas interações podem influenciar a experiência dos clientes, elas também merecem nossa atenção.

Por definição, a ICP implica numa comunicação em duas vias entre os clientes e os prestadores de serviços de saúde, ou seja, um diálogo. No entanto, mais comumente, são os profissionais da área de saúde e suas preocupações técnicas que sempre dominaram estas interações e as decisões que delas resultam. Nos últimos anos, tem surgido um reconhecimento crescente da importância do papel dos clientes nas consultas. Na área de planejamento familiar, um marco importante foi a realização, em 1994, da Conferência Internacional de População e Desenvolvimento (CIPD) de Cairo, que defendeu o atendimento de saúde reprodutiva mais focalizado nas necessidades e direitos do indivíduo (157).

Agora, a maior parte dos programas de saúde reprodutiva enfatizam o atendimento centrado no cliente, que destaca as necessidades e preocupações dos clientes e estimula uma maior participação dos clientes no processo de tomada de decisões (28, 150). Em particular, os programas de planejamento familiar estabeleceram como meta declarada de levar os clientes a fazerem uma escolha bem informada (159). A escolha bem informada é uma conseqüência lógica de uma ICP eficaz, porque uma boa ICP fornece aos clientes a informação de que necessitam para tomar decisões sábias, além de ajuda ao considerarem suas opções.

A área de planejamento familiar teve um papel pioneiro ao pesquisar a necessidade e a natureza de uma boa ICP, e ao explorar assuntos correlatos tais como a escolha bem informada e a orientação centrada no cliente. Com esta experiência, o pessoal da área de planejamento familiar aprendeu muito sobre como interagir com os clientes da forma mais eficaz. Utilizando todo este cabedal de conhecimentos e aplicando as lições aprendidas através da experiência, os programas de saúde reprodutiva podem aperfeiçoar ainda mais a qualidade da ICP. Este informe fornece um resumo das observações mais profundas e importantes sobre a ICP que foram coletadas pelos membros da Iniciativa MAQ (Maximização do Acesso e Qualidade) da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e de suas Agências Cooperadoras (ver o site www.maqweb.org).

Existem muitas formas dos programas de saúde promoverem o diálogo entre clientes e prestadores de serviços de saúde. Para apoiar o papel dos clientes na tomada de decisões bem informadas, os programas podem procurar garantir que os prestadores de serviços de saúde entendam e respondam às preocupações e prioridades dos clientes. Ao mesmo tempo, podem estimular os clientes a participarem mais ativamente das consultas (ver Capítulo 4 - Apoio ao Papel do Cliente). Os programas podem melhorar o desempenho dos prestadores de serviços de saúde ao abordar todos os fatores que influenciam suas habilidades de comunicação, que variam do conhecimento e domínio das técnicas até as expectativas da função e o próprio ambiente de trabalho (ver Capítulo 5 - Melhoria do Desempenho dos Prestadores de Serviços de Saúde). Os programas também podem aumentar o impacto do treinamento – que é a atividade empreendida mais freqüentemente para aperfeiçoar as técnicas de comunicação dos prestadores de serviços de saúde – ao adotar práticas já demonstradas de treinamento (ver Capítulo 6 - As Melhores Práticas de Treinamento). Independentemente das medidas tomadas por um programa para melhorar a ICP, uma avaliação cuidadosa pode ajudar a apurar sua definição e implementação e a avaliar seu impacto (ver Capítulo 7 - Avaliação da Qualidade da ICP). As lições aprendidas sobre como melhorar a ICP podem fortalecer os programas de planejamento familiar e render frutos quando aplicadas aos serviços integrados de saúde sexual e reprodutiva, entre eles a prevenção da HIV/AIDS e a assistência às vítimas da violência (ver Capítulo 8 - Um Passo Além do Planejamento familiar).

Veja a Figura 3.1

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