POPULATION REPORTS




 

Melhoria da Interação entre o/a Cliente e o/a Prestador/a de Serviços de Saúde

Client provider interacting with a client.
 

Tabela de conteúdos
Capítulos

• Resumo
- Melhoria da Interação dos Clientes com os Prestadores de Saúde
- Como Ajudar os Clientes a Terem um Papel Mais Ativo
- Fortalecimento do Desempenho dos Prestadores de Serviços de  Saúde
- O Papel Essencial da Avaliação
- Um Passo Além do Planejamento Familiar

Promoção do Diálogo

Apoio ao Papel do Cliente

Melhoria do Desempenho dos Prestadores de Serviços de Saúde

As Melhores Práticas de Treinamento

Avaliação da Qualidade da ICP

Um Passo Além do Planejamento Familiar

Quadros e Tabelas
Bibliografia

 

Este número de Population Reports foi preparado em colaboração com a Iniciativa MAQ (Melhoria da Interação entre o/a Cliente e o/a Prestador/a de Serviços de Saúde) da Direção de População e Saúde Reprodutiva da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). A Iniciativa MAQ dá apoio à pesquisa e às intervenções baseadas em evidência como forma de promover o maior acesso e a qualidade dos serviços de saúde reprodutiva e planejamento familiar.

Publicado pelo Projeto INFO, Centro de Programas de Comunicação da Escola Bloomberg de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins, 111 Market Place, Suite 310, Baltimore, Maryland 21202, EUA

Volume XXXI, Número 4, Outono de 2003

Série Q, Número 1 Melhoria da Interação entre o/a Cliente e o/a Prestador/a de Serviços de Saúde

Melhoria da Interação dos Clientes com os Prestadores de Saúde

Nos programas de planejamento familiar, a boa interação pessoal entre clientes e prestadores de serviços de saúde é essencial para atender às necessidades dos clientes e os objetivos do programa. A melhor forma dos programas melhorarem a ICP (Interação dos Clientes com os Prestadores de serviços de saúde) é não se limitarem a treinar os prestadores de serviços de saúde, mas procurar também fortalecer a ICP de forma contínua e variada.

A boa comunicação interpessoal entre clientes e prestadores de serviços de saúde é a pedra fundamental de serviços de boa qualidade, e os programas de planejamento familiar têm feito grandes esforços para melhorar essa comunicação. A maioria dos prestadores de serviços de saúde são bem capacitados, membros interessados da comunidade e desejam se comunicar bem com seus clientes. Então, como se explica que os clientes às vezes recebem informações inadequadas ou são submetidos a tratamentos incorretos? Os esforços para fortalecer a ICP são prejudicados justamente quando se acha que o treinamento resolve tudo e que é preciso se concentrar nos prestadores de serviços de saúde, negligenciando o papel dos clientes nas consultas. O que mais os programas podem fazer?

Como Ajudar os Clientes a Terem um Papel Mais Ativo

Uma boa ICP respeita o direito do cliente e sua habilidade para escolher opções de forma bem informada. Com apoio e estímulo, os clientes do planejamento familiar podem participar ativamente no seu próprio atendimento e tomar decisões bem informadas. Mais especificamente, os programas podem:

  • Equilibrar os papéis dos clientes e dos prestadores de serviços de saúde na tomada de decisões, ensinando aos prestadores de serviços de saúde como respeitar a habilidade dos clientes a escolherem por conta própria, e como envolver os clientes no processo de tomada de decisões.
  • Sondar o pensamento dos clientes sobre as decisões de saúde, procurando saber quais são suas preocupações pessoais, sociais e econômicas durante as consultas e também durante a monitoração e avaliação.
  • Abordar as preocupações dos clientes sobre os efeitos colaterais, preparando-os sobre o que pode ocorrer antes de iniciarem a usar um método qualquer e respondendo prontamente às suas necessidades se estes efeitos colaterais ocorrerem.
  • Estimular os clientes a terem um papel mais ativo nas consultas, criando para isto campanhas pelos meios de comunicação em massa, materiais impressos e programas de educação para clientes, de forma a legitimar os direitos dos clientes e a estimulá-los a fazer perguntas aos prestadores de serviços de saúde.

Fortalecimento do Desempenho dos Prestadores de serviços de saúde

O treinamento pode fortalecer o conhecimento e as habilidades interpessoais dos prestadores de serviços de saúde. Os programas também têm que abordar os vários outros fatores que afetam a habilidade dos prestadores de serviços de saúde de interagir com os clientes. Os programas podem:

  • Definir expectativas claras de uma boa ICP ao disseminar e reforçar políticas, diretrizes, descrições de funções e protocolos que promovam boas práticas de comunicação.
  • Fornecer retorno aos prestadores de serviços de saúde sobre seu desempenho, focalizando na supervisão na ICP e estimulando seus colegas de trabalho, clientes e comunidade a ajudarem.
  • Tornar mais eficaz o treinamento em ICP, reajustando e aprimorando os programas dos cursos, adotando métodos de treinamento que já deram resultados e apoiando os esforços dos treinados para aplicar suas novas habilidades no próprio trabalho.
  • Fornecer o espaço, o material e o tempo de que os prestadores de serviços de saúde necessitam para orientar seus clientes de forma mais eficaz.
  • Motivar os prestadores de serviços de saúde a reconhecerem e recompensarem os desempenhos notáveis.
  • Colocar o funcionário certo na função certa, para garantir que os profissionais tenham o conhecimento, as atitudes e as habilidades essenciais para uma boa ICP.

O Papel Essencial da Avaliação

A avaliação sistemática produz a informação objetiva que os gerentes necessitam para melhorar a ICP. Para avaliar a ICP corretamente, os programas devem escolher os indicadores e as fontes de dados mais representativos. O envolvimento dos responsáveis pelo estabelecimento de políticas, os gerentes e os prestadores de serviços, no processo de avaliação, ajuda a garantir que as recomendações atendam às necessidades reais, que sejam viáveis e que sejam colocadas em prática.

Um Passo Além do Planejamento Familiar

Na medida em que os programas de planejamento familiar vão se integrando às outras atividades da área de saúde, a ICP passa a encontrar novas possibilidades e a enfrentar novos desafios, particularmente em relação da epidemia de HIV/AIDS. Os prestadores de serviços de saúde estão assumindo um número cada vez maior de serviços de saúde reprodutiva. Os clientes de planejamento familiar geralmente têm outras necessidades de saúde reprodutiva que também podem ser tratadas durante as visitas às clínicas. Os prestadores de serviços de saúde que se comunicam de maneira eficaz com os clientes podem se informar sobre as preocupações destes clientes nas áreas inter-relacionadas de saúde sexual e reprodutiva e podem ajudá-los a se conscientizar sobre os comportamentos de risco e prepará-los para fazer escolhas mais corretas em relação à sua própria saúde.

Próxima
Topo da página | Tabela de conteúdo
Population Reports Home
Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Center for Communication Programs Information & Knowledge for Optimal Health (INFO) Project
111 Market Place Suite 310, Baltimore, MD 21202
Phone: 410-659-6300    Fax: 410-659-6266    
Security & Privacy Policy
Icon depicting the USAID Seal