Excesso de tempo de tela na infância pode prejudicar desempenho escolar
22 de dezembro de 2025
Equipe Editorial Bibliomed
Equipe Editorial Bibliomed
22 de dezembro de 2025 (Bibliomed). Um estudo publicado no JAMA Network Open revelou que crianças que passam mais tempo em frente a telas — como televisão, vídeos e jogos digitais — têm desempenho escolar inferior, especialmente em leitura e matemática.
A pesquisa acompanhou mais de 5 mil crianças em Ontário, no Canadá, entre 2008 e 2023, avaliando o tempo de tela informado pelos pais e os resultados em testes padronizados de leitura, escrita e matemática nas 3ª e 6ª séries do ensino fundamental.
Palavras chave: Pediatria, tempo de tela, saúde escolar, desempenho escolar, crianças, leitura, matemática.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
conteúdos relacionados
- Notícia / Publicada em 5 de março de 2024
Impacto do conteúdo de telas na saúde mental de crianças em idade pré-escolar
- Notícia / Publicada em 18 de setembro de 2023
Atividade física melhora o desempenho acadêmico de crianças
- Notícia / Publicada em 7 de setembro de 2023
Estudo encontra ligação entre tempo de tela e ansiedade e depressão em crianças
- Notícia / Publicada em 6 de julho de 2023
Ler por prazer no início da infância está associado a um melhor desempenho cognitivo e bem-estar mental na adolescência
- Notícia / Publicada em 3 de outubro de 2022
Mais atividade física e menos tempo de tela estão ligados a uma melhor função executiva nas crianças, diz estudo
- Notícia / Publicada em 13 de setembro de 2022
Epilepsia afeta desenvolvimento educacional de crianças
- Notícia / Publicada em 22 de abril de 2019
Desatenção ligada ao maior tempo de uso de dispositivos de tela em pré-escolares
- Notícia / Publicada em 29 de setembro de 2014
Academia Americana de Pediatria sugere aulas com início mais tardio para adolescentes
- Notícia / Publicada em 10 de fevereiro de 2011
Crianças nascidas muito prematuras têm dificuldade no raciocínio numérico