Uso de polivitamínico no período periconcepcional reduz o risco de pré-eclâmpsia - American Journal of Epidemiology 2006; 164(5):470-7.

Lisa Bodnar e colaboradores, da Universidade de Pittsburgh, EUA, realizaram estudo com o objetivo de avaliar o efeito independente do uso regular de polivitamínico, no período periconcepcional, no risco de pré-eclâmpsia.

O estudo incluiu 1.835 mulheres grávidas, com idade gestacional inferior a 16 semanas. Elas foram questionadas sobre o uso regular de polivitamínico nos últimos seis meses, sendo classificadas em "usuárias" e "não-usuárias".

A prevalência não-ajustada de pré-eclâmpsia foi de 4,4% entre as não-usuárias, e de 3,8% entre as usuárias. Após ajustes para etnia, status conjugal, número de gestações prévias, prática de atividade física antes da gestação e renda, o uso regular de polivitamínico foi associado a uma redução de 45% no risco de pré-eclâmpsia, quando comparado...

Palavras chave: uso, polivitamínico, risco, pré-eclâmpsia, período periconcepcional, risco pré-eclâmpsia, polivitamínico período, periconcepcional, período, polivitamínico período periconcepcional, mulheres, redução, após ajustes, não-usuárias, efeito, regular, o, magra

Divulgação



Publicidade

conteúdos relacionados


Assinantes


Esqueceu a senha?