Reintroduzindo a dislexia: identificação precoce e implicações para a prática pediátrica - Pediatrics. DOI: 10.1542/peds.2019-3046.
Joseph Sanfilippo, Molly Ness, Yaacov Petscher, Leonard Rappaport, Barry Zuckerman e Nadine Gaab
A dislexia é um distúrbio de aprendizagem comum que torna as crianças suscetíveis a maus resultados de saúde e a muitos elementos de dificuldade socioeconômica. Geralmente não é diagnosticada até que uma criança falhe repetidamente em aprender a ler na escola primária; esse diagnóstico tardio não apenas coloca a criança em desvantagem acadêmica, mas também pode ser um precursor de comorbidades psiquiátricas, como ansiedade e depressão. Pesquisas genéticas e de neuroimagem revelaram que a dislexia é hereditária e é sustentada por diferenças cerebrais que estão presentes mesmo antes do início das instruções de leitura.
A pesquisa cognitivo-comportamental revelou que existem déficits iniciais de habilidades ...
Palavras chave: Pediatria, distúrbio de aprendizagem, crianças, comorbidades psiquiátricas, dislexia.
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