Incidência de sarcoma em pacientes submetidos a histerectomia por indicações benignas: um estudo de base populacional - American Journal of Obstetrics and Gynecology. DOI: 10.1016/j.ajog.2018.11.1086.

Francesco Multinu, MD, Jvan Casarin, MD, Lucia Tortorella, MD, Huang Yajue, MD, PhD, Amy Weaver, MS, Stefano Angioni, MD, Gian Benedetto Melis, MD, Andrea Mariani, MD, Elizabeth A. Stewart, Shannon K. Laughlin-Tommaso, MD

Antecedentes: A histerectomia minimamente invasiva pode exigir o uso de morcelação para remover o útero. Na presença de se encontrar um sarcoma não esperado, a morcelação leva ao risco de disseminar as células malignas e piorar os resultados de sobrevida. Como consequência, em 2014, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) emitiu uma advertência contra o uso de morcelador de energia para o tratamento de miomas uterinos. No entanto, a proporção de achado de um sarcoma não esperado no momento da histerectomia para presumível indicação benigna permanece incerta.

Objetivo:...

Palavras chave: Ginecologia e Obstetrícia, histerectomia, miomas uterinos, sarcoma uterino, estudo, base populacional, morcelador.

Divulgação



Publicidade

conteúdos relacionados



© 2000 - 2019 Bibliomed, Inc. Todos os Direitos Reservados contato imprensa