Relação entre artroplastia total e risco de eventos cardiovasculares (ECVs) graves em pacientes com osteoartrite (OA) moderada a grave: análise pareada por escore de propensão

Ravi B, Croxford R, Austin PC, Lipscombe L, Bierman AS, Harvey PJ, Hawker GA

Objetivo: Examinar se a artroplastia total de quadril e joelho reduz o risco de ECVs graves em pacientes com OA moderada a grave.

Delineamento: Análise pareada de escore de propensão.

Cenário: Ontário, Canadá.

Participantes: 2.200 adultos com OA de quadril ou joelho, idade igual ou superior a 55 anos ao recrutamento (1996-8) e acompanhados prospectivamente até a morte ou 2011.

Desfecho Primário: Taxa de ECVs graves para aqueles submetidos a artroplastia primária total em comparação aos que não foram expostos a tal cirurgia em um período de exposição de três anos após a avaliação inicial.

Resultados: A coorte com pareamento de escore de propensão consistiu em 153 pares de participantes...

Palavras chave: Reumatologia, Clínica Médica, osteoartrite, artroplastia total joelho, artroplastia total do quadril

Divulgação



Publicidade

conteúdos relacionados
Search_LibdocFree @SearchWordsAux='Relação entre artroplastia total e risco de eventos cardiovasculares (ECVs) graves em pacientes com osteoartrite (OA) moderada a grave: análise pareada por escore de propensão Reumatologia, Clínica Médica, osteoartrite, artroplastia total joelho, artroplastia total do quadril',@type='ARTICLE', @libdocidant=0, @max_rows=10, @key_rank=0


Assinantes


Esqueceu a senha?