A frequência da hipercalemia e o seu significado na doença renal crônica - Archives of Internal Medicine 2009; 169(12):1156-62.

A hipercalemia é uma ameaça potencial à segurança do paciente com doença renal crônica (DRC). Lisa Einhorn e colaboradores, da Universidade de Maryland, EUA, realizaram estudo com o objetivo de determinar a incidência de hipercalemia na DRC e se essa complicação se associa a aumento da mortalidade.

Foi conduzida análise retrospectiva de uma coorte nacional composta por 2.103.422 registros de 245.808 veteranos de guerra, que sofreram pelo menos uma hospitalização e com pelo menos uma dosagem ambulatorial ou hospitalar elevada de potássio sérico, durante o ano de 2005. A DRC e o uso de inibidores da ECA e/ou bloqueadores do receptor de angiotensina II foram os preditores chave de hipercalemia. O desfecho principal foi a ocorrência de morte em até um dia após o evento de hipercalemia.

Dos 66.259 eventos de...

Palavras chave: drc, hipercalemia, vs, uso, ocorrência, 100 pacientes-meses, bloqueadores, drc uso, hipercalemia é, pacientes, à segurança, menos, 100, pacientes-meses, morte, risco, durante, registros, estádio, ratio ajustado mortalidade,

Divulgação



Publicidade

conteúdos relacionados
Search_LibdocFree @SearchWordsAux='A frequência da hipercalemia e o seu significado na doença renal crônica - Archives of Internal Medicine 2009; 169(12):1156-62. drc, hipercalemia, vs, uso, ocorrência, 100 pacientes-meses, bloqueadores, drc uso, hipercalemia é, pacientes, à segurança, menos, 100, pacientes-meses, morte, risco, durante, registros, estádio, ratio ajustado mortalidade, ',@type='ARTICLE', @libdocidant=0, @max_rows=10, @key_rank=0


Assinantes


Esqueceu a senha?