Índice de massa corporal (IMC) e adiposidade central estão associados à qualidade do esperma em homens de casais subférteis - Human Reproduction 2012; 27(8):2365-72.

Hammiche F, Laven JSE, Twigt JM, Boellaard WPA, Steegers EAP, Steegers-Theunissen RP

Contexto: A incidência de sobrepeso e obesidade em homens de idade reprodutiva estão aumentando, o que pode afetar a fertilidade. Assim, esse estudo tem como objetivo avaliar as associações entre IMC, adiposidade central e parâmetros de esperma em homens de casais subférteis.

Métodos: O volume de ejaculado (mL), a concentração de espermatozoides (milhões/mL), porcentagem de espermatozoides com motilidade progressiva e imóveis e contagem total de espermatozóides (milhões) foram determinados em 450 homens de casais subférteis atendidos em uma clínica terciária para tratamento reprodutivo e aconselhamento pré-concepcional.

Resultados: O sobrepeso foi...

Palavras chave: esperma, infertilidade, índice de massa corporal, IMC, adiposidade central, espermatozoides, obesidade, casais subférteis, contagem total de espermatozoides móveis

Divulgação



conteúdos relacionados
Search_LibdocFree @SearchWordsAux='Índice de massa corporal (IMC) e adiposidade central estão associados à qualidade do esperma em homens de casais subférteis - Human Reproduction 2012; 27(8):2365-72. esperma, infertilidade, índice de massa corporal, IMC, adiposidade central, espermatozoides, obesidade, casais subférteis, contagem total de espermatozoides móveis',@type='ARTICLE', @libdocidant=0, @max_rows=10, @key_rank=0


Assinantes


Esqueceu a senha?