Infecções Fúngicas Sistêmicas - Parte 02

Equipe Editorial Bibliomed

Neste artigo:. - Blastomicose - Referências . Blastomicose. A blastomicose é uma micose sistêmica piogranulomatosa causada pelo fungo Blastomyces dermatidis, também um fungo dimórfico. A infecção afeta inicialmente os pulmões, sendo frequentemente assintomática. No entanto, pode ocorrer disseminação hematogênica, com envolvimento posterior dos ossos, pele e sistema gênito-urinário. Tanto as pessoas imunocompetentes e imunocomprometidas podem ser infectadas, mas uma doença mais grave ocorre nos indivíduos imunocomprometidos. Como a doença costuma ocorrer mais frequentemente em algumas regiões geográficas específicas, também é denominada de micose endêmica.. Dados sobre a epidemiologia da blastomicose são difíceis de serem obtidos, devido à inexistência de um teste cutâneo com boa sensibilidade e especificidade e a problemas na determinação do nicho ecológico do parasita. As informações disponíveis indicam que homens de meia-idade, com atividade ocupacional que os exponha a contato com o solo representam os indivíduos com maior risco de desenvolverem a doença. Porém, em artigos mais recentes tem sido demonstrada a infecção mesmo em ambiente doméstico.. A porta de entrada do micro-organismo é a via respiratória, ...

Palavras chave: Blastomicose, fungo dimórfico, Blastomyces dermatidis, infecção pulmonar aguda, parasita, itraconazol, cetoconazol, anfotericina B.

Divulgação



conteúdos relacionados
Infecções Fúngicas Sistêmicas - Parte 02 Blastomicose, fungo dimórfico, Blastomyces dermatidis, infecção pulmonar aguda, parasita, itraconazol, cetoconazol, anfotericina B.


Assinantes


Esqueceu a senha?