Meningite tuberculosa

Equipe Editorial Bibliomed

Neste artigo:. - Introdução - Avaliação diagnóstica - Abordagem terapêutica - Conclusão - Referências. Introdução. A meningite tuberculosa é uma morbidade de evolução subaguda ou crônica, e por isso é imperativo o diagnóstico diferencial com uma meningite de origem micótica, como a criptocócica. Deve-se ficar atento também para outras causas de meningite crônica, como as de etiologia medicamentosa (devido ao uso de drogas como ibuprofeno e outros AINH, imunoglobulina humana, sulfas, quinolonas, entre outros) e às decorrentes de outras doenças como sarcoidose e doença de Behçet.. O Mycobacterium tuberculosis é o agente etiológico da tuberculose pulmonar e das formas extra-pulmonares da doença. Dentre elas, a meningite tuberculosa é uma das mais importantes devido à sua potencial tendência a deixar seqüelas ou até mesmo ocasionar a morte do indivíduo.. Não é possível haver meningite tuberculosa sem evidências de um foco de tuberculose em outro órgão do corpo que não seja o sistema nervoso central, esteja ele em atividade clínica corrente ou não. Deve-se investigar principalmente o pulmão, porém o foco pode estar ...

Palavras chave: Meningite, doença, tuberculosa, meningite tuberculosa, síndrome, infecção crônica, tuberculose, trato pulmonar, cefaleia, vômitos, infância, izoniazida, medicamentos.

Divulgação



conteúdos relacionados
Meningite tuberculosa Meningite, doença, tuberculosa, meningite tuberculosa, síndrome, infecção crônica, tuberculose, trato pulmonar, cefaleia, vômitos, infância, izoniazida, medicamentos.


Assinantes


Esqueceu a senha?