Shigelose

Equipe Editorial Bibliomed

Neste artigo:. - Introdução - Exame do paciente - Diagnósticos diferenciais - Exames complementares - Abordagem terapêutica - Conclusão - Referências. Introdução. A Shigelose é uma síndrome clínica causada pela invasão do epitélio que reveste o íleo terminal, o cólon e o reto pelas espécies de Shigella.. A Shigella, agente responsável pela disenteria, é uma bactéria gram-negativa aeróbica altamente contagiosa. A ingestão de pouco mais de 100 microorganismos já é suficiente para desencadear o quadro infeccioso. A bactéria se dissemina principalmente por via fecal-oral e pela água contaminada. As cepas S. sonnei e S. flexneri são responsáveis por 90% dos casos de shigelose.. A Shigelose é umas das infecções mais comuns em todo mundo, ceifando mais de 600.000 vidas anualmente. As infecções por Shigella podem associar-se a complicações extra-gastrintestinais: a bacteremia, que afeta principalmente crianças desnutridas, possui um índice de mortalidade de 20% em decorrência de insuficiência renal, hemólise, trombocitopenia, hemorragia e choque..

Palavras chave: Shigelose, renal, bactéria, crianças desnutridas, insuficiência renal, hemólise, shigella, disenteria, diarreia, quadro, fecal.

Divulgação



conteúdos relacionados
Shigelose Shigelose, renal, bactéria, crianças desnutridas, insuficiência renal, hemólise, shigella, disenteria, diarreia, quadro, fecal.


Assinantes


Esqueceu a senha?