Sabendo Ouvir

Equipe Editorial Bibliomed

Jef Feeley. . Neste Artigo:. . - Desenvolvendo as Boas Maneiras. - Contato a Nível Pessoal. - Rir é a Melhor Defesa. - Chaves para Interações Médico-Paciente Eficientes. . A Dr. Barbara Korsch tem testemunhado esta cena milhares de vezes nos consultórios de médicos ao longo dos Estados Unidos: o médico entra na sala de exames, bruscamente começa a perguntar ao paciente sobre seus sintomas e constantemente interrompe o paciente com questões de julgamento. O médico então dá um diagnóstico e prescreve um protocolo de tratamento sem explicá-lo totalmente ao paciente confuso – e, agora, furioso – antes de o expulsar do consultório para atender a outro paciente. A consulta inteira leva menos de 10 minutos.. . O médico pode estar caminhando em direção de um processo legal por má conduta profissional se o problema do paciente piorar, diz Korsch, uma professora da University of Southern California Medical School, e pediatra em Los Angeles.. . E é a comunicação grosseira do médico – e não qualquer engano – que mais provavelmente irá motivar o processo, diz Korsch.. . "Estudos têm demonstrado que a base dos processos por erro profissional é a total falta de comunicação do ...

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