01 - Programas de Planejamento Familiar: Melhoria da qualidade
Equipe Editorial Bibliomed
A cada dia os programas de planejamento familiar estão dando maior prioridade à
qualidade do serviço. Tanto os programas como os profissionais de saúde estão
encontrando outras e melhores formas para atender às necessidades de seus clientes e
elevar a qualidade dos serviços, ao mesmo tempo que utilizam os recursos de forma mais
eficaz.
Da melhoria da qualidade resultam muitos benefícios. O uso de métodos
anticoncepcionais fica mais seguro e mais eficaz, o acesso à informação e aos serviços
fica mais fácil e os clientes tomam decisões mais bem informados e ficam mais
satisfeitos. Os profissionais de saúde obtêm maior satisfação no seu trabalho. O
público tem uma imagem mais positiva dos serviços e daqueles que os prestam.
Princípios da Boa Qualidade
Ao aplicar as lições do movimento de defesa da qualidade aos campos da indústria e
da medicina, os programas criaram enfoques que beneficiam os serviços de saúde
reprodutiva nos países em desenvolvimento. Ainda que estejam nas etapas preliminares,
esses esforços sugerem alguns princípios importantes:
O cliente é o principal. O atendimento de saúde centrado no cliente
proporciona aquilo que todo cliente deseja: respeito, compreensão, eqüidade,
informação precisa, competência, conveniência e resultados. O melhor atendimento é
aquele que ajuda os clientes a alcançar suas próprias metas reprodutivas.
Projeto de qualidade, controle da qualidade e melhoria da qualidade — os
três lados do "triângulo da qualidade" têm a mesma importância:
• O projeto de qualidade estabelece objetivos, aloca recursos e estabelece
diretrizes para garantir eficácia e segurança, maximizar o acesso e aumentar a
satisfação do cliente.
• O controle da qualidade monitora as atividades dos programas e o desempenho do
pessoal para garantir que cumpram os objetivos relacionados à qualidade.
• A melhoria da qualidade tenta elevar continuamente o nível do atendimento de
saúde — independentemente do nível atual — geralmente dividindo o pessoal em
equipes para resolver os problemas.
Fortalecimento dos sistemas e processos. Quando a organização é vista como
uma rede de sistemas e processos interdependentes, isso pode ajudar a melhorar a
qualidade. Os sistemas e processos com falhas ou defeitos sempre impedem que os
funcionários tenham o melhor desempenho possível. Ao invés de culpar o pessoal pelas
deficiências de qualidade, os administradores podem remodelar os sistemas para apoiar os
esforços de todos. Evidentemente, para se alcançar uma boa qualidade, é preciso ter
pessoal competente, suprimentos adequados e instalações apropriadas. Mas mesmo que não
disponham de recursos adicionais, os programas podem remodelar os processos, atualizar as
diretrizes e melhorar a comunicação com os clientes. Assim, ao utilizar os recursos de
uma forma mais eficaz, algumas melhorias de qualidade permitem economizar dinheiro.
Todos contribuem. A boa qualidade será alcançada quando todos os membros do
pessoal, em todos os níveis, concluírem que a qualidade é importante e assumirem
responsabilidade individual por alcançá-la. Os administradores podem promover o trabalho
de equipe e a comunicação entre as unidades, preparar o pessoal para ser mais inovador e
recompensar o trabalho de alta qualidade. Se lhes for dada a oportunidade, os provedores
de serviços e o supervisores do atendimento direto podem melhorar os processos e aumentar
a eficácia. Não importa se os esforços de melhoria de qualidade partam dos níveis
superiores ou dos níveis de base porque os melhores resultados são alcançados quando se
envolve toda a organização, inclusive as funções de suporte e administração.
Todo programa pode melhorar a qualidade. Independente de sua escala, orçamento
ou âmbito cultural, todo programa pode contribuir para melhorar a qualidade. As melhorias
podem ser as mais simples e baratas, como por exemplo, colocar uma cortina para dar aos
clientes maior privacidade. Muitos dos problemas podem ser resolvidos com os recursos
existentes, utilizando, por exemplo, o próprio treinamento prático no trabalho para
melhorar os níveis de prevenção de infecções.
Novo Atendimento e Novos
Recursos
A oferta de serviços de alta qualidade sempre foi uma das metas dos programas de
planejamento familiar. Agora, a atenção mundial sobre a qualidade está contribuindo
enormemente com os programas de saúde. Um consórcio internacional de especialistas e
instituições, entre elas a OMS, USAID e organizações apoiadas pela USAID, chegou a um
consenso muito importante sobre as questões relacionadas à prestação de serviços.
Essa orientação ajuda os programas nacionais a preparar diretrizes de bases científicas
para promover a qualidade e o acesso. Além disso, as agências de cooperação técnica
oferecem uma variedade de enfoques sistemáticos e práticos de melhoria da qualidade,
especificamente voltados para a área de saúde reprodutiva nos países em
desenvolvimento.
Compromisso Contínuo
Para que a qualidade se transforme em prioridade, poderá ser necessário realizar
mudanças nas metas, diretrizes, atitudes e atividades, mudanças essas que são difíceis
de executar. As organizações normalmente não mudam da noite para o dia e, sim, dando um
passo de cada vez. O compromisso e a persistência são cruciais. O segredo para se chegar
a longo prazo a um bom nível de qualidade é prestar mais atenção às necessidades e
preferências dos clientes e comprometer-se a prestar serviços que protejam e cuidem dos
clientes e que maximizem o acesso a esses serviços.
Population Reports is published by the Population Information Program, Center for Communication Programs, The Johns Hopkins School of Public Health, 111 Market Place, Suite 310, Baltimore, Maryland 21202-4012, USA
Palavras chave: qualidade, mais, pessoal, programas, processos, melhoria, saúde, é, melhoria qualidade, serviços, sistemas, atendimento, recursos, clientes, sistemas processos, —, os , fica mais, mais eficaz, processos interdependentes ajudar,
conteúdos relacionados
Search_LibdocFree @SearchWordsAux='01 - Programas de Planejamento Familiar: Melhoria da qualidade qualidade, mais, pessoal, programas, processos, melhoria, saúde, é, melhoria qualidade, serviços, sistemas, atendimento, recursos, clientes, sistemas processos, —, os , fica mais, mais eficaz, processos interdependentes ajudar, ',@type='ARTICLE', @libdocidant=12040, @max_rows=10, @key_rank=0- Artigo / Publicado em 27 de maio de 2025
-
Semaglutida
- Artigo / Publicado em 26 de maio de 2025
-
Liraglutida
- Notícia / Publicada em 9 de maio de 2013
-
Conheça INTERVENT – o primeiro programa de gestão do estilo de vida e redução de riscos de saúde adaptado para a população brasileira
- Notícia / Publicada em 16 de outubro de 2012
-
Estratégias visam a prevenção do aborto inseguro
- Notícia / Publicada em 9 de abril de 2010
-
Problemas de saúde ambiental na China – consequências do desenvolvimento?
- Notícia / Publicada em 16 de outubro de 2008
-
Causas de insatisfação do paciente idoso com a anestesia subaracnóidea
- Notícia / Publicada em 24 de julho de 2001
-
A vigilância de hemoderivados é estruturada no País
- Notícia / Publicada em 11 de abril de 2001
-
Aché trabalha com selo de qualidade ISO 14001/BS 8800
- Notícia / Publicada em 26 de março de 2001
-
BRASIL: Hemocentro de Caxias do Sul é o Primeiro do Estado a Realizar Capacitação de Inspetores
- Notícia / Publicada em 28 de dezembro de 2000
-
Brasil: Saúde Será Contemplada em Pesquisa de Planejamento Tecnológico