Population Reports - Série J - Nº 48 - Guia REALCE de Orientação/Aconselhamento - 05 - Atualizar informações

Equipe Editorial Bibliomed

Informações Adaptadas e Informações Personalizadas

Nesse estágio do processo REALCE, o profissional dá uma resposta à situação, às necessidades e preocupações da cliente. As informações passadas serão aquelas que irão ajudar a cliente a tomar uma decisão e fazer uma escolha informada.

Para fazer boas escolhas, as clientes necessitam de informações que sejam compreensíveis, que lhes expliquem as várias opções ao seu dispor e os possíveis resultados de sua escolha. Para ajudar sua compreensão, você pode tornar essas informações adaptadas ou personalizadas.

As informações adaptadas são aquelas que ajudam a cliente a tomar uma decisão específica. Durante o estágio anterior do REALCE, ao encorajar perguntas, você pôde se inteirar das decisões que a cliente está enfrentando no momento. Neste próximo estágio, Atualizar informações, você pode prestar à cliente informações específicas para ajudá-la nessas decisões. Neste caso, você deve excluir informações que não sejam absolutamente necessárias, pois estas poderiam sobrecarregar ou confundir a cliente.

As informações personalizadas são aquelas que foram adaptadas à situação típica da cliente. Ao personalizar as informações, você ajuda a cliente a entender o que essa informação significa para ela, pessoalmente (veja exemplo no quadro ao lado).

Þ Sugestão de Exercício: Imagine uma cliente específica e um fato importante sobre saúde reprodutiva. Agora, transforme esse fato importante em informação adaptada e informação personalizada, tendo em vista o caso específico da cliente.

Þ Frases úteis para Atualizar informações

"Você já pensou em um método em particular?"
Muitas novas clientes de planejamento familiar já pensaram em um método qualquer. Um bom conselheiro aproveita justamente esse método para dar início ao estágio "Atualizar informações".

"Do quê você mais gosta nesse método?"
Esta pergunta ajuda a conferir se a cliente realmente entende o método. Qualquer idéia mal concebida pode ser gentilmente corrigida. O profissional também pode aproveitar para informar à cliente sobre outros métodos disponíveis que tenham as mesmas vantagens.

As clientes devem obter o método que elas desejam, desde que entendam o método e não haja motivo médico que contra-indique seu uso.

Como adequar a informação à escolha do método

As clientes de planejamento familiar têm direito a obter informações completas sobre todos os métodos disponíveis. Mas se você for descrever cada método, com todos os detalhes, poderá acabar confundindo as clientes que têm que escolher um método específico. Veja abaixo o que você pode fazer para descobrir o que a cliente mais precisa saber:

Exemplo: informação para um homem que quer se proteger contra o HIV/AIDS:

Informação boa: "Se uma pessoa contrair outras doenças sexualmente transmissíveis, aumenta seu risco de contrair o vírus HIV, que provoca a AIDS."

Informação melhorada (adaptada): "Para uma pessoa que tem mais de um parceiro sexual, a melhor proteção contra as DST's é usar o preservativo (camisinha) em todas as relações sexuais."

A melhor informação (adaptada e personalizada): "Você mencionou que tem duas namoradas no momento. A melhor maneira de se proteger e proteger também suas namoradas é colocar o preservativo (camisinha), toda vez que tiver relação sexual com uma delas."

1. Pergunte qual é o método que a cliente deseja. A maioria das clientes já tem em mente um método qualquer. Como regra geral, as clientes devem obter o método que mais querem, pois assim usarão este método por mais tempo e de forma mais eficaz. Certifique-se de que a cliente: 1) entende o método; 2) não tem uma condição de saúde para a qual o método não seja recomendado (veja o quadro amarelo); e 3) sabe que existem outros métodos disponíveis na clínica ou serviço, caso ela deseje trocar de método mais tarde.

2. E se a cliente não puder usar aquele método? Pergunte o que ela mais gosta naquele método e, aí, descreva os métodos similares. Por exemplo, a mulher pode querer o DIU por que é um método de longa duração, muito eficaz e reversível, mas talvez ela esteja impedida de utilizá-lo, por razões médicas. Nesse caso, você poderia sugerir um hormonal injetável que também é reversível, eficaz e de longa duração. Aproveite para comentar as diferenças entre os dois métodos.

3. E se a cliente não tiver uma preferência de método? Pergunte qual seria a característica mais importante de um método para ela. (Seria, por exemplo, sua eficácia? Conveniência? Talvez o fato do método ser discreto? Reversível? Ou um método que não tenha nenhum efeito colateral?) As respostas ajudarão você a sugerir um método que mais atenda às necessidades da cliente.

Þ Sugestão de Discussão: Que outras formas existem para descobrir rapidamente o que a cliente precisa saber?


Como encontrar outras formas de informar as pessoas sobre os métodos de planejamento familiar. A orientação/aconselhamento é importante, mas os profissionais de saúde também podem dar informações sobre os métodos de muitas outras formas, por exemplo, pelo rádio, televisão, jornais, apresentações comunitárias ou nas clínicas, folhetos e cartazes ilustrativos. Uma cliente que já sabe algo sobre os métodos antes da sessão de orientação poderá tomar melhores decisões durante a sessão. (Veja capítulo "O Aconselhamento começa pela comunidade"..)

Veja mais detalhes sobre o estágio "Atualizar informações" (Quadro 1)

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