Rabdomiólise grave e insuficiência renal aguda secundária a uso concomitante de sinvastatina, amiodarona e atazanavir

18 de julho de 2007
Equipe Editorial Bibliomed

18 de julho de 2007 (Bibliomed). No The Journal of the American Board of Family Medicine foi relatado um caso de interação grave entre sinvastatina, amiodarona e atazanavir, culminando em rabdomiólise e insuficiência renal aguda. Um homem de 72 anos, portador de HIV, fibrilação atrial, doença arterial coronariana e hiperlipidemia, fazia uso regular das drogas citadas, quando apresentou dor generalizada, fadiga e urina escura. Avaliação laboratorial revelou elevação de creatinoquinase, AST, ALT, uréia e creatinina. As drogas foram suspensas e iniciou-se diálise...

Palavras chave: uso, sinvastatina, renal, atazanavir, rabdomiólise, cyp3a4, risco, amiodarona atazanavir, family medicine, inibidores cyp3a4, board family, medicine, board family medicine, drogas, a

 

Divulgação



Publicidade

conteúdos relacionados

Clipping / Publicado em 11 de abril de 2007
Células-tronco "femininas" podem ser mais regenerativas
Clipping / Publicado em 17 de março de 2006
Papel da dieta no tratamento da síndrome do ovário policístico
Clipping / Publicado em 18 de novembro de 2005
Nova técnica para cirurgia de obesidade promete ser menos invasiva
Clipping / Publicado em 15 de junho de 2005
No encalço da dengue
Clipping / Publicado em 8 de abril de 2005
Ronco ao lado rouba cinco horas de sono
Clipping / Publicado em 28 de maio de 2004
Ganho ponderal na gravidez: quais os limites aceitáveis?
Clipping / Publicado em 25 de maio de 2004
Reino Unido cria centro para reduzir uso de animais em pesquisas
Clipping / Publicado em 31 de dezembro de 2003
Aproveite as férias para atualizar a vacinação de seu filho
Clipping / Publicado em 24 de dezembro de 2003
Barriga de aluguel
Clipping / Publicado em 6 de maio de 2003
Vírus da Sars é mais resistente do que se pensava, diz OMS


Assinantes


Esqueceu a senha?