Publicidade

Publicidade

Publicidade

A A S ® Protect

Laboratório
Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda
Principio ativo
ÁCIDO ACETILSALICÍLICO
Classe
Antiagregantes plaquetários
Composição
Cada comprimido revestido contém: ácido acetilsalicílico............................................100 mg excipientes q.s.p..................................................1 com. Contém: celulose microcristalina, lactose monoidratada, amido, dióxido de silício, hipromelose, polietilenoglicol, ácido cítrico anidro, dióxido de titânio, Eudragit L-30D, polissorbato 80, talco, trietilcitrato, dimeticona.
Apresentação
AAS® Protect é apresentado na forma de comprimidos de liberação entérica com revestimento ácido resistente, na dosagem de 100 mg de ácido acetilsalicílico, em cartuchos contendo 30 comprimidos.
Indicações
Com base nas suas propriedades inibidoras da agregação plaquetária, o AAS® Protect é indicado para as seguintes situações: - em pacientes com angina pectoris estável e instável (doenças isquêmicas do miocárdio); - em infarto do miocárdio, exceto na fase aguda (nesses casos, utilizar o ácido acetil-salicílico sem cobertura entérica); - para reduzir o risco de morbidade e mortalidade em pacientes com antecedente de infarto do miocárdio (profilaxia do reinfarto); - para a prevenção secundária de acidente vascular cerebral; - para prevenção primária do infarto do miocárdio em pessoas com fatores de risco cardiovasculares, p.ex. diabetes mellitus, hiperlipemia, hipertensão, obesidade, tabagismo, idade avançada.
Contra indicações
AAS® Protect está contra-indicado em todos os pacientes com hipersensibilidade ao ácido acetilsalicílico, a qualquer componente do produto e a outros antiinflamatórios não esteróides, em pacientes predispostos a dispepsias, com diátese hemorrágica ou sabidamente portadores de alguma lesão da mucosa gástrica. Seu emprego deve ser evitado nos pacientes portadores de lesão hepática grave, em hemofílicos e naqueles que estejam fazendo uso de anticoagulantes. A administração deve ser cautelosa nos pacientes com função renal comprometida, particularmente nas crianças, e sempre que o paciente estiver desidratado. O AAS® Protect somente deverá ser empregado durante a gravidez sob orientação médica, porém, é contra-indicado no último trimestre de gravidez. AAS® Protect está contraindicado se o paciente estiver utilizando metotrexato em doses de 15 mg/semana ou mais.
Posologia
AAS® Protect – como inibidor da atividade plaquetária, na angina pectoris instável, na profilaxia do reinfarto e após cirurgia vascular ou intervenções, na prevenção de ataque isquêmico transitório e infarto cerebral, na prevenção de trombose dos vasos coronarianos em pacientes com fatores de risco, o ácido acetilsalicílico tem sido usado em doses entre 50 a 325 mg ao dia. De acordo com os consensos nacionais e internacionais, as doses de ácido acetilsalicílico utilizadas para essas indicações variam, conforme descrito a seguir: Angina pectoris estável e instável (doenças isquêmicas do miocárdio): 75-325 mg/dia; Profilaxia do reinfarto: 75-325 mg/dia; Pós angioplastia: 75-325 mg/dia; Prevenção do AIT e infarto cerebral: 50 – 325 mg/dia; Pós infarto agudo cerebral isquêmico: 160– 325 mg/dia; Prevenção de trombose coronariana em pacientes com fatores de risco: 75 a 100 mg/dia. AAS® Protect deve ser ingerido sem ser partido ou mastigado, preferencialmente entre as refeições, ou a critério médico.
Reações adversas
O ácido acetilsalicílico pode provocar dor abdominal, azia, náusea, vômito, irritação da mucosa gástrica (inclusive úlcera e perfuração gastroduodenal) e sangramento digestivo, sobretudo em dose alta e tratamento prolongado. Embora pouco comuns, podem ocorrer casos de hipersensibilidade manifestada por broncoespasmo, asma, rinite, urticária, reações anafiláticas e outras manifestações cutâneas. Casos isolados de alteração da função hepática (aumento das transaminases) e renal, hipoglicemia e reações graves de pele foram descritos. O uso prolongado do ácido acetilsalicílico em altas doses tem sido associado com diminuição da função renal. Tontura e zumbido podem ocorrer como sintomas de superdose, principalmente em crianças e idosos.
Interações medicamentosas
Somente após rigorosa avaliação médica dos riscos e benefícios do uso de ácido acetilsalicílico, este poderá ser utilizado nas seguintes condições: primeiro e segundo trimestre da gravidez, durante a amamentação quando usado em altas doses (acima de 300 mg/dia); hipersensibilidade a drogas antiinflamatórias ou anti-reumáticas ou a outros alérgenos; no uso concomitante com outros anticoagulantes (derivados cumarínicos ou heparina- exceto terapia com baixas doses de heparina); na presença de lesões hepáticas ou renais graves; pacientes com antecedentes de doença gastrintestinal. Pacientes com asma brônquica, bronquite crônica, febre do feno e edema da mucosa nasal (pólipo nasal) podem vir a apresentar crise asmática, edema de Quincke ou urticária, com analgésicos ou antiinflamatórios não esteróides. Evite tomar álcool. Pacientes com indicação para cirurgia devem consultar o médico sobre o uso desse medicamento. Não deve ser utilizado na fase aguda das síndromes coronarianas e na fase aguda do infarto do miocárdio (nesses casos, os pacientes devem receber imediatamente o ácido acetilsalicílico sem cobertura entérica).

Assinantes


Esqueceu a senha?