Publicidade

Publicidade

Publicidade

FAMVIR

Laboratório
Novartis Biociências S.A
Principio ativo
FANCICLOVIR
Classe
Antivirais
Composição
Cada comprimido de FAMVIR contém: 125 mg e 250 mg de fanciclovir. Excipientes: Hidroxipropilcelulose, lactose, amido glicolato de sódio, estearato de magnésio, hidroxipropilmetilcelulose, dióxido de titânio e polietilenoglicol.
Apresentação
Comprimidos revestidos de 125 mg: Embalagem com 10 comprimidos. Comprimidos revestidos de 250 mg: Embalagem com 21 comprimidos.
Indicações
FAMVIR é indicado para o tratamento de infecções agudas por herpes zóster e para tratamento agudo de infecções por herpes genital.
Contra indicações
FAMVIR é contra-indicado nos casos de hipersensibilidade conhecida a fanciclovir ou a qualquer componente da fórmula e nos casos de hipersensibilidade conhecida a penciclovir.
Posologia
Infecções por herpes zóster: Adultos: 250 mg, três vezes ao dia, por sete dias. O tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível no curso da doença, imediatamente após o diagnóstico. Primeiro episódio de infecções por herpes genital: Adultos: 250 mg, três vezes ao dia, por cinco dias. Recomenda-se que o tratamento seja iniciado o mais cedo possível, após o início das lesões. Infecções agudas recorrentes por herpes genital: Adultos: 125 mg, duas vezes ao dia, por cinco dias. Recomenda-se iniciar o tratamento durante o período prodrômico ou o mais cedo possível, após o início das lesões. Idosos: Não é necessária qualquer alteração na dosagem, a menos que a função renal esteja comprometida. Insuficiência renal: Uma vez que o clearance reduzido de penciclovir está associado à função renal reduzida, deve-se dedicar atenção especial à dosagem em pacientes com insuficiência renal. As seguintes alterações são recomendadas: Para o tratamento de infecções por herpes zóster e primeiro episódio de herpes genital: Clearance de creatinina = 30-59 (ml/min/1,73 m2 ) -> Dosagem = 250 mg duas vezes ao dia // Clearance de creatinina = 10-29 (ml/min/1,73 m2 ) -> Dosagem = 250 mg uma vez ao dia // Para o tratamento de infecções agudas recorrentes de herpes genital: Clearance de creatinina = 30-59 (ml/min/1,73 m2 ) -> Dosagem = Nenhum ajuste de dose necessário // Clearance de creatinina = 10-29 (ml/min/1,73 m2 ) -> Dosagem = 125 mg uma vez ao dia // Quando apenas a creatinina sérica estiver disponível, um nomograma ou a seguinte fórmula (Cockcroft e Gault) deve ser usada para estimar o cleiarance de creatinina. [140 - idade em anos] x peso (kg) x 88,5 (para homens) ou 75,2 (para mulheres) / 72 x creatinina sérica (µmol/l).
Reações adversas
FAMVIR foi bem tolerado em estudos realizados no homem. Cefaléia e náuseas foram relatadas em estudos clínicos. Estas reações foram de natureza leve a moderada e ocorreram com incidência similar em pacientes recebendo tratamento com placebo. Gastrointestinal: Vômitos. Sistema nervoso central e periférico: Confusão (predominantemente em idosos), alucinações, tontura. Pele e anexos: Rash. Foram relatados casos muito raros de prurido e urticária. Fanciclovir é bem tolerado por pacientes imunodeprimidos. Os efeitos indesejáveis relatados nos estudos clínicos foram similares a aqueles relatados na população imunodeprimida.
Interações medicamentosas

Assinantes


Esqueceu a senha?