Publicidade

Publicidade

Publicidade

LANEXAT

Laboratório
Prod. Roche Químicos e Farmacêuticos S.A.
Principio ativo
FLUMAZENIL
Classe
Antídotos e antagonistas
Composição
Apresentação
Caixas com 5 ampolas de 5 ml
Indicações
Para neutralizar os efeitos sedativos centrais dos benzodiazepínicos. Encerramento de anestesia geral induzida e mantida com benzodiazepinas em pacientes hospitalizados. Neutralização do efeito sedativo dos benzodiazepínicos em procedimentos diagnósticos e terapêuticos de curta duração. Diagnóstico e tratamento de superdosagem com benzodiazepinas. Determinar, nos casos de inconsciência de causa desconhecida, se a droga envolvida é uma benzodiazepina. Para neutralizar, especificamente, os efeitos exercidos sobre o sistema nervoso central por doses excessivas de benzodiazepinas (restabelecimento da respiração espontânea e da consciência, a fim de evitar a intubação e extubação conseqüentes).
Contra indicações
Hipersensibilidade ao flumazenil ou usuários crônicos de benzodiazepínicos. Pacientes que recebem benzodiazepínicos para controle de condições que envolvam risco de vida (p. ex.: controle da pressão intracraniana ou controle de estado epiléptico). Tratamento de dependência dos benzodiazepínicos.
Posologia
Exclusivamente IV. Pode ser usado por infusão IV diluído em solução de glicose a 5%, Ringer-lactato ou de cloreto de sódio a 0,9%, concomitantemente com outros procedimentos de reanimação. Após retirado da ampola, descartar em 24 horas. A dose deve ser titulada para obter-se o efeito desejado. Em anestesiologia: Dose inicial: 0,2 mg IV em 15 segundos. Doses subseqüentes (0,1 mg) podem ser repetidas a intervalos de 60 segundos, se necessário, até a dose total de 1 mg. A dose usual é de 0,3-0,6 mg. Em unidade de tratamento intensivo ou abordagem de inconsciência de causa desconhecida: Dose inicial: 0,3 mg IV em 60 segundos, doses subseqüentes de Lanexat® (Flumazenil) podem ser feitas até o paciente ficar desperto ou até a dose de 2 mg. Se a sonolência retorna, infusão de 0,1-0,4 mg/hora. Ajustar velocidade de infusão individualmente. Crianças > 1 ano de idade: Dose inicial: 0,01 mg/kg (até 0,2 mg) IV em 15 segundos. Se o grau de consciência desejado não for obtido após 45 segundos, nova dose de 0,01 mg/kg (até 0,2) pode ser usada e repetida em intervalos de 60 segundos (até no máximo 4 vezes mais) ou até dose total máxima de 0,05 mg/kg, ou 1 mg, aquela que for menor. A dose deve ser individualizada.
Reações adversas
Ansiedade, palpitações, medo. Crise convulsiva em pacientes epilépticos ou com severo prejuízo da função hepática, particularmente após longo período de tratamento com benzodiazepínicos ou em caso de intoxicações mistas. Sintomas de retirada podem ocorrer após injeção rápida em pacientes submetidos a longos tratamentos com benzodiazepínicos. Ataque de pânico em pacientes com história de síndrome do pânico. Náuseas e/ou vômitos.
Interações medicamentosas
Nas intoxicações mistas (efeitos tóxicos podem surgir); traumatismo craniano; crianças < 1 ano. Uso não recomendado em pacientes epilépticos em tratamento prolongado com benzodiazepínicos (risco de convulsões), tratamento de dependência de benzodiazepínicos. Monitorar ressedação, depressão respiratória ou outro efeito residual do benzodiazepínico. Não injetar flumazenil até que os efeitos de bloqueadores neuromusculares sejam revertidos completamente. Evitar injeções rápidas em pacientes expostos a altas doses e/ou períodos prolongados de benzodiazepínicos até uma semana antes do uso de flumazenil (risco de sintomas de retirada). Evitar dirigir e operar máquinas nas primeiras 24 horas após o uso da droga. Gravidez e lactação: Evitar o uso nos primeiros meses da gravidez. Em situações de emergência não está contra-indicada durante a lactação.

Assinantes


Esqueceu a senha?