Publicidade

Publicidade

Publicidade

LAITAN

Laboratório
Altana Pharma Ltda.
Principio ativo
KAVA-KAVA, EXTRATO
Classe
Composição
Apresentação
Embalagem com 20 cápsulas, cada cápsula contendo 100 mg de extrato seco WS 1490 de Piper methysticum (kava-kava) – (equivalente a 70 mg de kava-kava).
Indicações
Tratamento das condições de tensão, ansiedade e agitação.
Contra indicações
LAITAN não deve ser administrado nos casos de depressão endógena (orgânica ou por fatores não-conhecidos), durante a gravidez ou a lactação (em função da falta de estudos nessas condições), por pacientes portadores de lesões hepáticas preexistentes e em pacientes hipersensíveis aos componentes da fórmula. Não deve ser utilizado em crianças abaixo de 12 anos de idade, uma vez que não existem estudos disponíveis nesta faixa etária.
Posologia
Salvo critério médico diferente, a posologia recomendada é a de 1 cápsula de LAITAN, 3 vezes ao dia. As cápsulas devem ser ingeridas sem mastigar, com um pouco de líquido, independentemente das refeições. LAITAN não deve ser utilizado por mais de 3 meses sem que o médico seja informado.
Reações adversas
Distúrbios gastrointestinais leves têm sido raramente observados após a administração de LAITAN. Raramente, pode haver reação alérgica cutânea. Estão descritos na literatura, casos isolados de eczemas de contato hematogênicos. Em casos isolados, a ocorrência de lesões hepáticas tem sido descrita durante o tratamento com preparação do extrato de Piper methysticum (kava-kava). O surgimento de leve coloração amarelada da pele, da conjuntiva ou das unhas pode aparecer após o uso prolongado de preparados de kava-kava, o qual regride completamente com a descontinuação do produto. Esses sinais associados ao escurecimento da urina ou fezes sem coloração podem ser um indicativo de lesão hepática. Em caso de ocorrência de qualquer destes sintomas, LAITAN deve ser descontinuado e o médico consultado imediatamente. Em caso de alterações abrangentes na superfície da pele e mucosa, e particularmente com aparecimento simultâneo de dispnéia, o médico deve ser consultado imediatamente. Foram relatados alguns casos de cãibras musculares em diferentes partes do corpo (rosto, pescoço e tronco). Adicionalmente, foram observados casos isolados de cefaléia, dor retroesternal, vertigem, bem como casos de dilatação das pupilas, distúrbios da visão a curta distância e da coordenação dos movimentos oculares. Casos isolados de discinesias (oral, glossal, distonia) têm sido descritos na literatura, mas a relação causal destes eventos e a ingestão de extratos de Piper methysticum (kava-kava) ainda não foi estabelecida. Estas reações adversas foram espontaneamente reversíveis com a administração de biperideno. Em experimentos com animais, usando o modelo de catalepsia em ratos, o extrato WS 1490 de Piper methysticum (kava-kava) não induziu desordens motoras extrapiramidais.
Interações medicamentosas

Assinantes


Esqueceu a senha?