Publicidade

Publicidade

Publicidade

PURAN T4

Laboratório
SANOFI-SYNTHELABO Ltda.
Principio ativo
LEVOTIROXINA
Classe
Tireoidianos
Composição
Apresentação
Cartuchos contendo 30 comprimidos de PURAN T4 com 25 mcg, 50 mcg, 75 mcg, 100 mcg, 125 mcg, 150 mcg, 175 mcg ou 200 mcg de levotiroxina.
Indicações
Terapia de reposição ou suplementação hormonal em pacientes com hipotireoidismo de qualquer etiologia, circunstâncias associadas ou não a um hipotireoidismo, onde se deseja suprimir o TSH hipofisário. A levotiroxina é um hormônio tireoidiano exógeno.
Contra indicações
Hipersensibilidade aos componentes da fórmula, infarto do miocárdio recente, tireotoxicose não-tratada e insuficiência supra-renal descompensada.
Posologia
Deve ser adaptada a cada paciente em função dos resultados das dosagens hormonais e estabelecida progressivamente. Dose inicial: 50 mcg/dia, aumentando-se 25 mcg a cada 2 ou 3 semanas até que o efeito desejado seja alcançado. Em pacientes com hipotireoidismo de longa data, particularmente com suspeita de alterações cardiovasculares, e no idoso, a dose inicial deverá ser ainda mais baixa (25 mcg/dia). Manutenção: Recomenda-se 75 a 125 mcg diários. A maioria dos pacientes não exige doses superiores a 150 mcg/dia. A falta de resposta às doses de 200 mcg/dia sugere malabsorção, não-obediência ao tratamento ou erro diagnóstico. Recomenda-se a administração em tomada única diária pela manhã, 1 hora antes ou 2 horas após o café da manhã ou ingestão de alimento. No recém-nascido, a posologia inicial deverá ser de 5 a 6 mcg/kg/dia. Na criança, a posologia estabelecida e em geral é de 3 mcg/kg/dia.
Reações adversas
Agravamento de cardiopatia, taquicardia, insônia, excitabilidade, cefaléia, elevação da temperatura, sudorese, emagrecimento rápido e diarréia.
Interações medicamentosas
Hipertensão arterial, insuficiência supra-renal, anorexia acompanhada de desnutrição, tuberculose e diabetes. O tratamento com PURAN T4 não precisa ser modificado durante a gravidez. A quantidade de levotiroxina excretada pelo leite materno é mínima e não está associada a nenhum efeito colateral.

Assinantes


Esqueceu a senha?