Publicidade

Publicidade

Publicidade

PRESSAT

Laboratório
Biolab Sanus Farmacêutica Ltda.
Principio ativo
ANLODIPINO, BESILATO
Classe
Anti-hipertensivos
Composição
Cada comprimido de 5 mg contém: Besilato de amlodipina 7,495 mg, equivalente a 5 mg de amlodipina base. Cada comprimido de 10 mg contém: Besilato de amlodipina 14,990 mg, equivalente a 10 mg de amlodipina base.
Apresentação
Caixas com 20 e 30 comprimidos de 5 mg. Caixas com 20 e 30 comprimidos de 10 mg.
Indicações
PRESSAT é indicado como monodroga no tratamento da hipertensão arterial ou em associação com outros agentes anti-hipertensivos (diuréticos tiazídicos, betabloqueadores adrenérgicos e inibidores da ECA). No tratamento da isquemia miocárdica, devido tanto à obstrução fixa (angina estável) como a vasoespasmo/vasoconstrição (angina de Prinzmetal ou angina variante) da vasculatura coronária. PRESSAT pode ser usado em situações clínicas sugestivas, mas não confirmadas, de possível componente vasoespástico/vasoconstritor. Pode ser usado isolado como monoterapia ou em combinação com outras drogas antianginosas em pacientes com angina refratária a nitratos e/ou doses adequadas de betabloqueadores.
Contra indicações
O besilato de amlodipina é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade às diidropiridinas ou a qualquer um dos componentes da fórmula.
Posologia
No tratamento da hipertensão e angina, a dose inicial usual é de 5 mg de PRESSAT, uma vez ao dia, podendo ser aumentada para uma dose máxima de 10 mg de PRESSAT, dependendo da resposta individual do paciente. Não é necessário ajustar a dose de PRESSAT na administração concomitante com diuréticos, betabloqueadores e inibidores da ECA. Uso em crianças: Não há nenhuma experiência relatada sobre o uso da amlodipina em crianças.
Reações adversas
Em estudos clínicos placebo-controlados envolvendo pacientes com angina ou hipertensão, os efeitos colaterais mais comumentes observados foram: dor de cabeça, edema, fadiga, sonolência, náusea, dor abdominal, rubor, palpitações e tontura. Os efeitos menos comuns incluem: prurido, rash cutâneo, dispnéia, astenia, câimbras musculares, dispepsia, hiperplasia gengival e raramente eritema multiforme. Como os demais bloqueadores do canal de cálcio, os seguintes efeitos adversos foram relatados raramente, e não podem ser distingüidos da história natural da doença de base: infarto do miocárdio e dor torácica.
Interações medicamentosas
Gravidez e lactação: A segurança da amlodipina na gravidez ou lactação ainda não foi estabelecida. Desta maneira, o uso da droga nessas condições é recomendado apenas quando não existe alternativa mais segura e quando a doença por si só acarreta risco maior para a mãe e para o feto. Insuficiência hepática: A meia-vida de eliminação da Amlodipina é prolongada em pacientes com insuficiência hepática, portanto, a droga deve ser administrada com cautela nestes pacientes. Insuficiência renal: A amlodipina é amplamente metabolizada em metabólitos inativos, com 10% excretados como droga inalterada na urina. Alterações nas concentrações plasmáticas da amlodipina não estão relacionadas com o grau de insuficiência renal. PRESSAT pode ser empregado em tais pacientes nas doses habituais. Idosos: O tempo para alcançar o pico de concentração plasmática de amlodipina é semelhante em idosos e jovens. O clearance de amlodipina em idosos tende a estar diminuído, fato que aumenta essa meia-vida de eliminação plasmática. PRESSAT é bem tolerado quando utilizado em doses semelhantes tanto em idosos como em jovens. Assim, são recomendados os regimes posológicos habituais.

Assinantes


Esqueceu a senha?