Publicidade

Publicidade

Publicidade

NUJOL

Laboratório
Indústria SCHERING-PLOUGH S.A.
Principio ativo
ÓLEO MINERAL
Classe
Laxantes
Composição
Apresentação
Óleo mineral: Frascos com 100, 120, 200, 237 e 473 ml. Caixa com 6 frascos com 120 ml. Caixas com 12 frascos com 120 ou 200 ml.
Indicações
NUJOL* é indicado como laxante no tratamento da constipação intestinal funcional (prisão de ventre), assim como no pré-operatório e no esvaziamento do cólon para a realização de exames. Utilizado também na pele, amacia as áreas ressecadas e ásperas.
Contra indicações
Não fazer uso de NUJOL* quando da presença dos seguintes sintomas: náuseas, vômitos, dor abdominal a esclarecer, gravidez, dificuldade de deglutição, e em pacientes acamados. Não deve ser utilizado por crianças menores de dois anos (administração retal) e crianças menores de seis anos (administração oral).
Posologia
No tratamento da prisão de ventre: uma colher de sopa à noite e outra no dia seguinte ao despertar. Caso não obtenha êxito, aumente a dosagem para duas colheres à noite e uma pela manhã. Crianças > 6 anos: 1/2 colher de sopa à noite ou pela manhã (1-2 ml/kg de peso de NUJOL). Para administração a crianças menores de seis anos, consulte o seu médico.
Reações adversas
Efeitos metabólicos: Relato de redução do nível sérico de betacaroteno; pode diminuir a absorção das vitaminas A, D, E e K; também pode afetar a absorção de cálcio e fosfatos. Efeitos gastrintestinais: Dosagem oral excessiva pode resultar em incontinência anal e prurido anal. Efeitos respiratórios: Pneumonite lipídica e embolismo com óleo mineral foram relatados em uma criança com cinco meses, com doença de Hirschsprung, que recebeu vários enemas para tratamento de fezes impactadas — acredita-se que o óleo mineral tenha acesso ao pulmão por via linfática. A pneumonia lipídica pode acontecer após ingestão oral e conseqüente aspiração do óleo mineral. Os menores de seis anos, idosos, debilitados e indivíduos com disfagia estão mais sujeitos à aspiração de gotículas de óleo que podem levar a pneumonia lipídica.
Interações medicamentosas
Laxantes não devem ser utilizados por mais de uma semana, a menos que indicado por um médico. Não administrar NUJOL* concomitantemente a alimentos ou quando da presença de hemorragia retal. A exposição ao sol após a aplicação do produto pode provocar queimaduras. O produto não contém protetor solar e não protege contra os raios solares. Se notar alteração repentina dos hábitos intestinais durante duas semanas, consulte um médico antes de fazer uso de laxantes. Desaconselhável após cirurgia anorretal, pois poderá causar prurido anal.

Assinantes


Esqueceu a senha?