Publicidade

Publicidade

Publicidade

DORPINON

Laboratório
Ariston Ind. Químicas e Farmacêuticas Ltda.
Principio ativo
DIPIRONA
Classe
Analgésicos e antitérmicos
Composição
Solução oral: Cada ml (20 gotas) contém: Dipirona 500 mg; Veículo q.s.p. 1 ml. Solução injetável 500 mg: Cada ampola contém: Dipirona 500 mg; Água para injeção, estéril e apirogênica q.s.p. 1 ml. Solução injetável 1.000 mg: Cada ampola contém: Dipirona 1.000 mg; Água para injeção, estéril e apirogênica q.s.p. 2 ml. Comprimidos: Cada comprimido contém: Dipirona sódica 500 mg; Excipiente q.s.p. 1 comprimido.
Apresentação
Solução oral (gotas): Embalagem com frasco de 10 ml. Solução injetável 500 mg: Embalagem com 100 ampolas de 1 ml. Solução injetável 1.000 mg: Embalagem com 100 ampolas de 2 ml. Comprimidos 500 mg: Embalagem com 100 comprimidos.
Indicações
Indicado como analgésico e antipirético.
Contra indicações
Dipirona não deve ser administrada a pacientes com intolerância conhecida aos derivados pirazolônicos ou com determinadas doenças metabólicas, como a porfiria ou a deficiência congênita da glucose-6-fosfato-desidrogenase. Como os demais analgésicos, a dipirona não deve ser administrada em altas doses ou por longo tempo, sem controle médico. É absolutamente contra-indicada na gravidez e também contra-indicada em portadores de nefrite crônica e no glaucoma de ângulo estreito entre a íris e a córnea.
Posologia
Solução oral (gotas): Adultos: 500 mg-1 g (20 a 40 gotas) por dose, três vezes ao dia, se necessário. A dosagem total diária não deve exceder 3 g. Crianças acima de 3 meses a 5 anos: 100 mg a 200 mg (4 a 8 gotas) por dose, 4 vezes ao dia, se necessário. Crianças maiores de 5 anos: 250 mg a 500 mg (10 a 20 gotas) por dose, 4 vezes ao dia, se necessário. Solução Injetável: Adultos: A natureza e a gravidade do caso clínico apresentado, juntamente com a exclusiva orientação médica, ditam a posologia a ser utilizada. Em média: 1 a 4 ampolas de 2 ml ao dia, por via intramuscular ou endovenosa. A via endovenosa (cuja aplicação deve ser feita lentamente) é especialmente indicada nos casos de reumatismo articular agudo, cólicas, algias intensas e nos casos de febre alta, podendo, se necessário, usar-se até 15 ml por dia a critério médico. Comprimidos: Adultos: 500 mg a 1 mg, por dose, 3 vezes ao dia, se necessário. A dosagem total diária não deve exceder 3 g. Atenção: Crianças menores de 3 meses de idade ou pesando menos do que 5 kg não devem ser tratadas com dipirona sódica, a menos que seja absolutamente necessário
Reações adversas
Em pacientes sensíveis, independente da dose, a dipirona pode provocar reações de hipersensibilidade, com manifestações cutâneas do tipo alérgico. Sob uso prolongado podem surgir também discrasias sangüíneas. A literatura a respeito relata casos de trombocitopenia, pancitopenia, agranulocitose, anemia hemolítica e metemoglobinemia, já tendo sido relatados casos de aplasia medular.
Interações medicamentosas
Tendo em vista a possibilidade da dipirona provocar agranulocitose, nos tratamentos prolongados, o controle hematológico é obrigatório. Já foram relatados casos de aplasia medular. A dipirona pode agravar uma tendência ao sangramento decorrente de deficiência de protrombina. Caso durante o uso de dipirona apareçam manifestações cutâneas ou mucosas, principalmente na boca ou na garganta, o tratamento deve ser suspenso e um médico consultado imediatamente. Pacientes com histórias de reação de hipersensibilidade a outras drogas ou substâncias podem constituir um grupo de maior risco e apresentar efeitos colaterais mais intensos, até mesmo choque. Neste caso, o tratamento deve ser imediatamente suspenso e tomadas as providências médicas adequadas. Colocar o paciente deitado com as pernas elevadas e as vias aéreas livres, diluir 1,0 ml de epinefrina a 1:1.000 em 10 ml e aplicar 1 ml por via endovenosa e, a seguir, uma dose alta de glicocorticóide. Se necessário, fazer reposição do volume sangüíneo com plasma, albumina ou soluções eletrolíticas. O uso de dipirona é justificado em situações sérias, onde não há alternativa antipirética disponível e adequada, tendo em vista a possibilidade de ocorrer agranulocitose fatal. Deve-se interromper imediatamente o uso e consultar o médico se surgirem manifestações alérgicas na pele, como prurido e placas vermelhas, se houver dor de garganta ou qualquer outra anormalidade na boca ou garganta.

Assinantes


Esqueceu a senha?