Publicidade

Publicidade

Publicidade

DEXA-CITONEURIN COMPRIMIDOS

Laboratório
Merck S.A. Ind. Químicas
Principio ativo
DEXAMETASONA (Assoc.)
Classe
Composição
Cada comprimido laqueado contém: Dexametasona 0,5 mg; Mononitrato de tiamina (vitamina B1) 100 mg; Cloridrato de piridoxina (vitamina B6) 100 mg; Cianocobalamina (vitamina B12) 5.000 mcg.
Apresentação
Comprimidos laqueados: Embalagem contendo 20 comprimidos laqueados
Indicações
Antiinflamatório, antiálgico e antineurítico.
Contra indicações
Hipersensibilidade à tiamina, gestação, pacientes com história de úlcera péptica, hipertensão arterial, diabetes, insuficiência cardíaca, bloqueio atrioventricular, bradicardia e infecção micótica sistêmica ou hipersensibilidade a qualquer um dos excipientes.
Posologia
A posologia recomendada varia de dois a seis comprimidos ao dia. A dose inicial diária em casos agudos é de seis comprimidos e em casos crônicos, de quatro comprimidos. Sempre que possível os comprimidos devem ser tomados de uma só vez, pela manhã, para acompanhar o ritmo circadiano de produção endógena dos corticosteróides. Outros esquemas posológicos podem ser adotados a critério médico.
Reações adversas
Retenção de água/sódio, edema, caliurese aumentada e hipocaliemia. Hipertensão, insuficiência cardíaca. Hiperglicemia, glicosúria, hiperfagia, hiperlipidemia. Mobilização do cálcio e fósforo ósseos, osteoporose, necrose avascular de ossos, retardo do crescimento em crianças. Exacerbação de úlceras pépticas, com possibilidade de sangramento e perfuração. Risco aumentado de infecções, mascaramento de infecções. Retardo na cicatrização. Leucopenia, tromboembolismo. Aumento de pressão intra-ocular, glaucoma, catarata. Exacerbação de problemas psiquiátricos preexistentes, alterações depressivas ou maníacas do humor, reações deliróides. Síndrome de Cushing. Hipocortisolismo endógeno: Por inibição da hipófise e da supra-renal, com insuficiente reação ao stress.
Interações medicamentosas

Assinantes


Esqueceu a senha?