Publicidade

Publicidade

Publicidade

CELEN AF

Laboratório
Ranbaxy Farmacêutica Ltda.
Principio ativo
CEFALEXINA
Classe
Antimicrobianos
Composição
Apresentação
CELEN® AF Comprimidos de liberação prolongada de 375 mg ou 750 mg: Embalagens com 4 ou 20 comprimidos.
Indicações
CELEN® AF é indicado no tratamento das seguintes infecções causadas por patógenos sensíveis: sinusites bacterianas causadas por estreptococos, S. pneumoniae e Staphylococcus aureus (somente os sensíveis à meticilina); infecções do trato respiratório causadas por S. pneumoniae e S. pyogenes (a penicilina é o antibiótico de escolha no tratamento e prevenção de infecções estreptocócicas, incluindo a profilaxia da febre reumática. A cefalexina é geralmente eficaz na erradicação de estreptococos da nasofaringe; contudo, dados substanciais estabelecendo a eficácia da cefalexina na prevenção tanto da febre reumática ou da endocardite bacteriana não estão disponíveis até o momento); otite média devido a S. pneumoniae, H. influenzae, estafilococos, estreptococos e M. catarrhalis. Infecções da pele e tecidos moles causadas por estafilococos e/ou estreptococos. Infecções ósseas causadas por estafilococos e/ou P. mirabilis. Infecções de trato geniturinário, incluindo prostatite aguda, causadas por E. coli, P. mirabilis e Klebsiella pneumoniae. Infecções dentárias causadas por estafilococos e/ou estreptococos. Deverão ser realizados testes de sensibilidade à cefalexina em culturas apropriadas do microrganismo causador. Estudos da função renal devem ser efetuados quando indicado.
Contra indicações
A cefalexina está contra-indicada a pacientes com histórico de hipersensibilidade às cefalosporinas.
Posologia
A dose habitual para adultos é de 750 mg duas vezes por dia. Para infecções de pele e tecidos moles, faringite estreptocóccica e infecção de trato urinário leve não-complicada, a dose é de 375 mg duas vezes por dia. Para crianças com 5 anos ou mais, a dose é de 375 mg duas vezes por dia. A dose pode ser dobrada em infecções graves. O comprimido não deve ser dividido, esmagado, pulverizado nem mastigado, devendo ser deglutido inteiro com um copo d'água após as refeições.
Reações adversas
A cefalexina é geralmente bem tolerada. Efeitos adversos habitualmente descritos incluem náusea, vômito, cólicas abdominais, diarréia e erupção cutânea. Reações de hipersensibilidade como anafilaxia, eritema polimorfo ou síndrome de Stevens-Johnson são raras. Hipoprotrombinemia e anemia hemolítica foram relatadas raramente. Tem-se observado também dispepsia e dor abdominal, como acontece com algumas penicilinas ou cefalosporinas. Hepatite transitória e icterícia colestática têm sido raramente relatadas. Foi relatada colite pseudomembranosa com o uso de antibióticos de amplo espectro; portanto, é importante considerar este diagnóstico em pacientes que desenvolvem diarréia intensa durante ou após o uso de antibióticos. Outras reações incluem pruridos anal e genital, monilíase genital, vaginite e corrimento vaginal, tonturas, fadiga e dor de cabeça, agitação, confusão, alucinações, artralgia, artrite e doenças articulares. Tem sido raramente relatada nefrite intersticial reversível, eosinofilia, neutropenia, trombocitopenia, e elevações moderadas da transaminase glutâmico-pirúvica no soro (TGP) têm sido referidas.
Interações medicamentosas

Assinantes


Esqueceu a senha?