Publicidade

Publicidade

Publicidade

CALCIUM SANDOZ F

Laboratório
Novartis Biociências S.A
Principio ativo
CÁLCIO, CARBONATO (Assoc.)
Classe
Osteoporose
Composição
Cada comprimido efervescente de CALCIUM SANDOZ® F contém: Lactogliconato de cálcio e carbonato de cálcio equivalentes a 500 mg de cálcio ionizável, aroma de laranja, sacarina sódica, polietilenoglicol, sacarose (588 mg), bicarbonato de sódio e ácido cítrico anidro. Cada comprimido efervescente de CALCIUM SANDOZ® FF contém: Lactogliconato de cálcio e carbonato de cálcio equivalentes a 1.000 mg de cálcio ionizável, aspartame, aroma de laranja, polietilenoglicol e ácido cítrico anidro.
Apresentação
CALCIUM SANDOZ® F Comprimidos efervescentes: Tubos com 12 comprimidos. CALCIUM SANDOZ® FF Comprimidos efervescentes: Tubos com 12 comprimidos.
Indicações
Osteoporose de várias etiologias (pós-menopausal, senil, induzida por corticosteróides, e como conseqüência de gastrectomia ou de imobilização), freqüentemente em associação com medicação complementar. Prevenção de desmineralização óssea pré e pós-menopausal. Raquitismo e osteomalacia, como coadjuvante da terapia específica. Tetania latente. Aumento das necessidades de cálcio na gravidez e lactação e em crianças em crescimento. Condições alérgicas (tratamento de suporte).
Contra indicações
CALCIUM SANDOZ® F e CALCIUM SANDOZ® FF são contra-indicados em pacientes com hipersensibilidade aos componentes da formulação; hipercalcemia (por exemplo no hiperparatireoidismo, superdosagem prévia de vitamina D, tumores descalcificantes como plasmocitoma, metástases ósseas); hipercalciúria severa; insuficiência renal grave.
Posologia
Os comprimidos efervescentes devem ser dissolvidos em um copo de água. A dose diária usual é de 500 a 1.000 mg de cálcio elementar, que corresponde respectivamente a 35%-70% das necessidades dietéticas recomendadas. Em casos graves podem ser necessários até 2.000 mg, nas primeiras semanas de tratamento. Para pacientes que necessitam de dieta com baixo teor de sódio, recomenda-se o comprimido efervescente 1.000 mg. Para crianças pequenas, está disponível Calcium Sandoz® Xarope.
Reações adversas
Em casos raros, podem ocorrer distúrbios gastrintestinais leves (distensão abdominal, obstipação ou diarréia).
Interações medicamentosas
Em pacientes com hipercalciúria leve (excedendo 300 mg = 7,5 mmol/24 horas), com comprometimento leve ou moderado da função renal ou com história de depósitos urinários, é necessária a monitoração da excreção de cálcio na urina. Se necessário, a dose de cálcio deve ser reduzida ou o tratamento interrompido. Para pacientes predispostos à formação de cálculos no trato urinário, recomenda-se um aumento na ingestão de líquidos. A ingestão de altas doses de vitamina D deve ser evitada durante a administração de cálcio, a menos que especificamente indicada. No caso de tratamento com CALCIUM SANDOZ® F Comprimidos efervescentes, o conteúdo de açúcar (588 mg/comprimido) deve ser levado em consideração em pacientes diabéticos, e o conteúdo de sódio (274 mg/comprimido) deve ser considerado em pacientes que necessitem de dieta com baixo teor de sódio. CALCIUM SANDOZ® FF 1.000 mg comprimidos efervescentes contém aspartame. Pacientes fenilcetonúricos devem ser avisados de que essa formulação contém aspartame.

Assinantes


Esqueceu a senha?