Unifenas lança Tratado de Medicina da Família e da Comunidade
29 de junho de 2012
Equipe Editorial Bibliomed

Unifenas lança terça-feira, dia 3 de julho de 2012, no CEASC, em BH, Tratado de Medicina da Família e da Comunidade.

O Tratado de Medicina de Família e Comunidade – Princípios, Formação e Prática (Artmed Editora), uma obra elaborada pelo presidente da SBMFC,Gustavo Gusso e pelo presidente da Associação Gaúcha de MFC (AGMFC), José Mauro Ceratti Lopes, com a colaboração de mais de 380 profissionais da Atenção Primária do País e do mundo, entre eles, cinco professores do curso de Medicina da Unifenas,em Belo Horizonte, será lançado na capital mineira, na próxima terça feira, dia três, às  19h na Biblioteca no 5º andar do CEASC –Centro de Estudos e Atenção à Saúde da comunidade,no campus universitário da Unifenas,à rua  Líbano 66, Bairro Itapuã.

O tratado é divido em dois volumes com mais de duas mil páginas, traz em sua primeira parte informações referentes aos princípios da especialidade, ensino, pesquisa e gestão. Já no segundo volume, a abordagem é direcionada às questões práticas, vivenciadas no dia a dia pelas equipes de Saúde da Família.

Segundo coordenador  da obra Gustavo Gusso, este é um livro único sobre o tema, que traz um panorama da medicina da Família  e da comunidade no Brasil. “Esperamos que o Tratado seja bem recebido por todos como uma ferramenta de suporte tanto nos aspectos teóricos quanto práticos”, ressalta .

Os professores da Unifenas participam do tratado com 10 artigos: Trabalho em Equipe da Profa Ruth Borges Dias;Prontuário eletrônico e uso de sistema de classificação na Atenção Primária à Saúde de  Gustavo Landsberg;Estratégias comportamentais e de motivação aplicadas em intervenção de modificação de hábitos de vida com repercussão para a saúde de  Ruth Borges Dias;Abuso infantil - Fabiano Gonçalves Guimarães;Diarreia aguda e crônica - Fabiano Gonçalves Guimarães e Christian Morato de Castilho;Problemas do couro cabeludo - Guilherme Bruno de Lima Júnior e Doenças do sistema venoso de Henrique de Martins e Barros.

Há também autores internacionais que participam do compêndio: Barbara Starfield (in memória), Marc Jamoule, Juan Gérvas, Iona Heath e Trisha Greenhalgh, que escreveram capítulos especialmente para o livro.

Para Fabiano Gonçalves Guimarães,professor da Unifenas e autor de dois trabalhos,   “O Tratado de Medicina de Família e Comunidade,é a realização de uma antiga demanda dos profissionais que trabalham na Atenção Primária à Saúde Brasileira. “Trata-se de um livro totalmente inserido na realidade brasileira”.O 1º volume,esclarece, trata de toda a teoria indispensável à compreensão da Medicina de Família e Comunidade dentro do contexto brasileiro e o  segundo,com quase 200 capítulos voltados para a prática clínica, aborda os problemas mais frequentes na nossa população.

Fonte: Comunicação e Marketing. Hospital Universitário Alzira Velano.

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Divulgação



Publicidade

conteúdos relacionados
Notícia / Publicada em 7 de fevereiro de 2020
Como é a vida das pessoas em quarentena nas cidades chinesas
Notícia / Publicada em 29 de julho de 2013
Os efeitos de programas de transferência de renda na mortalidade infantil no Brasil
Notícia / Publicada em 25 de junho de 2012
Má evolução após a alta em bebês prematuros extremos
Notícia / Publicada em 17 de maio de 2001
Faculdade de medicina propõe atenção regionalizada
Notícia / Publicada em 2 de maio de 2001
Novas campanhas da indústria farmacêutica apostam no bem-estar e na família
Notícia / Publicada em 27 de dezembro de 2000
Brasil: Bristol-Myers Squibb Lança Luftal em Capsulas
Notícia / Publicada em 22 de dezembro de 2000
Brasil: Zyban Ajuda Acabar Como Vício do Cigarro
Notícia / Publicada em 20 de dezembro de 2000
Brasil: Nova Droga para Combater o Influenza está Disponível no País
Notícia / Publicada em 5 de dezembro de 2000
Brasil: Trabalho Voluntário Ganha Força no Sul do País
Notícia / Publicada em 9 de novembro de 2000
Falta de Médicos Prejudica a Implantação do Programa Saúde da Família no Interior do Brasil


Assinantes


Esqueceu a senha?