Óleo de peixe reduz taxa de reoclusão pós-angioplastia
19 de julho de 2002
Equipe Editorial Bibliomed
Equipe Editorial Bibliomed
19 de Julho de 2002 (Bibliomed). Pacientes submetidos a angioplastia coronária que passam a ingerir óleo de peixe diariamente apresentam risco menor de reoclusão da artéria, segundo estudo realizado pelo Dr. Aleardo Maresta do Ospedale S. Maria delle Croci em Pisa, Itália e colaboradores. No estudo, pacientes que receberam suplementação do ácido graxo ômega-3 um mês após o procedimento foram menos propensos à reestenose do que pacientes que receberam placebo.
Segundo os pesquisadores, ainda serão necessários estudos adicionais, e ainda é cedo para se utilizar suplementação com óleo de peixe para profilaxia de reestenose. O estudo foi publicado na edição on line do American Heart Journal.
Os pesquisadores incluíram 257 pacientes submetidos à angioplastia percutânea transluminal (PTCA). Estes pacientes foram selecionados para receber suplementação de óleo de oliva ou seis cápsulas contendo 3g de ácido eicosapentaenóico (EHA) e 2,1g de ácido docosahexaenóico (DHA) no total por dia, iniciado um mês antes da cirurgia. O tratamento foi mantido até um mês depois da cirurgia e continuado com metade da dose por seis meses.
Cerca de 30% dos pacientes em uso dos ácidos graxos ômega-3 apresentaram reoclusão arterial, comparados a aproximadamente 40% dos pacientes em uso de óleo de oliva. Segundo os pesquisadores, o uso da suplementação foi responsável por uma redução modesta na taxa de reestenose pós-procedimento, quando iniciada antes da realização do mesmo. Uma das dificuldades encontradas pelos pesquisadores é que o procedimento normalmente é realizado logo após o diagnóstico da obstrução, o que torna a suplementação prévia impraticável.
Serão necessários estudos maiores para se confirmar este achado, que no momento apresenta significado clínico discutível.
Palavras chave: pacientes, óleo, suplementação, pesquisadores, é, ácido, reoclusão, óleo peixe, uso, peixe, estudo, mês, reestenose, mês cirurgia, suplementação óleo, pacientes uso, ômega-3, após, à, continuado metade dose,
Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.
conteúdos relacionados
- Notícia / Publicada em 10 de fevereiro de 2012
Suplementação com óleo de peixe aumenta os efeitos de treinamento de força muscular em mulheres idosas
- Notícia / Publicada em 19 de março de 2009
Estudo indica efeito do ômega-3 para saúde imunológica e cardiovascular
- Notícia / Publicada em 28 de janeiro de 2009
Efeito do óleo de peixe sobre arritmias e mortalidade
- Notícia / Publicada em 12 de maio de 2005
Alterações autonômicas cardíacas associadas à suplementação com óleo de peixe comparada à de óleo de soja, em indivíduos idosos
- Notícia / Publicada em 13 de janeiro de 2003
O consumo de óleo de peixe por pacientes com câncer avançado não resulta em benefícios
- Notícia / Publicada em 28 de outubro de 2002
Óleo de peixe alivia depressão resistente
- Notícia / Publicada em 17 de outubro de 2002
Óleo de peixe reduz colesterol em diabéticos
- Notícia / Publicada em 17 de abril de 2002
Óleo de peixe reduz risco de arritmias
- Notícia / Publicada em 4 de outubro de 2000
O Óleo de Peixe Baixa os Triglicérides com Pouco ou Nenhum Efeito em Diabéticos Tipo 2


