Óleo de peixe reduz risco de arritmias
17 de abril de 2002
Equipe Editorial Bibliomed
Equipe Editorial Bibliomed
17 de Abril de 2002 (Bibliomed). A adição de ácidos graxos polinsaturados n-3 (PUFAs), encontrados em óleos de peixe, à uma dieta saudável pode reduzir o risco de ocorrência de arritmias fatais. Estudos anteriores já haviam sugerido que os suplementos de óleo de peixe diminuíam o risco de um infarto ou AVC adicional em pacientes que já haviam sofrido um infarto.
Os resultados mostram que a redução do risco se torna evidente após apenas 3 meses de uso do suplemento, o que reforça a hipótese de que o acréscimo de PUFAs pode proteger indivíduos susceptíveis através de um efeito antiarrítmico.
O estudo envolveu 11.323 pacientes que apresentaram um infarto nos três meses anteriores. Todos os pacientes receberam os mesmos cuidados preventivo e dietas ricas em frutas, vegetais, óleo de oliva e peixe. Um grupo de pacientes recebeu 1 grama de suplementos de óleo de peixe por dia. Em um período de acompanhamento de 3,5 anos, 1.031 indivíduos foram a óbito. Pacientes que utilizaram o suplemento de óleo de peixe pareceram ter seu risco de morte diminuído em 41% após apenas 3 meses de tratamento. Ao final do estudo o risco foi diminuído em 45% no mesmo grupo.
O estudo, publicado na Circulation: Journal of the American Heart Association pelo Dr. Roberto Marchioli, parece mostrar que a inclusão de suplementação de óleo de peixe à dieta de pacientes sob alto risco de morte súbita por história pregressa de infarto do miocárdio ou história familiar pode ser uma alternativa segura e eficiente, representando um ganho potencial em termos de saúde pública e individual. Esta abordagem é de fácil recomendação, e deve ser acompanhada da redução de outros fatores de risco como abandono do tabagismo, dieta rica em fibras, frutas e vegetais e outros fatores de risco conhecidos para doença cardíaca.
Palavras chave: risco, peixe, pacientes, óleo, óleo peixe, infarto, dieta, meses, estudo, peixe à, risco morte, à dieta, história, após apenas 3, ser, após, suplementos, já, haviam, apenas,
Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.
conteúdos relacionados
- Notícia / Publicada em 24 de dezembro de 2012
Ocorre associação entre uso de suplementos dietéticos específicos e concentrações da proteína C reativa
- Notícia / Publicada em 26 de fevereiro de 2010
Emulsão contendo óleo de peixe melhora a evolução clínica em pacientes sépticos
- Notícia / Publicada em 19 de março de 2009
Estudo indica efeito do ômega-3 para saúde imunológica e cardiovascular
- Notícia / Publicada em 28 de janeiro de 2009
Efeito do óleo de peixe sobre arritmias e mortalidade
- Notícia / Publicada em 12 de maio de 2005
Alterações autonômicas cardíacas associadas à suplementação com óleo de peixe comparada à de óleo de soja, em indivíduos idosos
- Notícia / Publicada em 11 de junho de 2003
Ácido graxo de peixe contra arritmia cardíaca
- Notícia / Publicada em 13 de janeiro de 2003
O consumo de óleo de peixe por pacientes com câncer avançado não resulta em benefícios
- Notícia / Publicada em 17 de outubro de 2002
Óleo de peixe reduz colesterol em diabéticos
- Notícia / Publicada em 4 de outubro de 2000
O Óleo de Peixe Baixa os Triglicérides com Pouco ou Nenhum Efeito em Diabéticos Tipo 2


