Nova esperança para o combate do câncer de próstata
01 de agosto de 2001
Equipe Editorial Bibliomed
Equipe Editorial Bibliomed
Belo Horizonte, 01 de Agosto de 2001 (Bibliomed). Os Estados Unidos anunciaram a realização do maior estudo mundial sobre prevenção do câncer de próstata. O trabalho vai avaliar se a vitamina E e o Selênio podem evitar a doença.
A vitamina E é encontrada em vários alimentos como vegetais, óleos vegetais, nozes e gema de ovo. O selênio, por sua vez, é obtido da água, frutos do mar, carnes e castanha-do-pará, por exemplo. Ambas as substâncias são utilizadas por muitas pessoas como complemento nutricional. Também são antioxidantes considerados úteis como auxiliares no controle de danos celulares que podem levar ao câncer.
O National Cancer Institut (NCI) informou que o estudo será feito num período de 12 anos e vai envolver 32.400 homens saudáveis selecionados em mais de 400 locais dos Estados Unidos, Porto Rico e Canadá.
A faixa etária dos participantes do estudo será de, no mínimo, 55 anos, com exceção dos negros que poderão ter menos que 50 anos. A medida é uma tentativa de estimular a participação desta população na pesquisa.
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata entre os homens norte-americanos, sendo superado apenas pelo carcinoma do pulmão. Segundo estimativas da American Cancer Society, a doença deve provocar 31.500 mortes neste ano.
A causa do câncer de próstata não é conhecida mas alguns pesquisadores apontam uma relação entre alto consumo de gordura na dieta e aumento dos níveis de testosterona.
Palavras chave: é, câncer, câncer próstata, próstata, estudo, anos, será, homens, estudo será, unidos, estados unidos, estados, são, vegetais, selênio, segundo, vai, vitamina, poderão menos 50, menos 50,
Copyright © 2001 Bibliomed
conteúdos relacionados
- Notícia / Publicada em 7 de novembro de 2012
Multivitamínicos podem ajudar na prevenção do câncer
- Notícia / Publicada em 8 de junho de 2012
O teste de antígeno específico prostático e seu impacto no câncer de próstata
- Notícia / Publicada em 20 de maio de 2012
Existe associação entre a vitamina D e o câncer de próstata letal?
- Notícia / Publicada em 4 de outubro de 2010
O consumo de álcool aumenta o risco de câncer de próstata
- Notícia / Publicada em 23 de janeiro de 2009
Vitaminas C e E não previnem câncer de próstata e outros tipos de câncer em homens
- Notícia / Publicada em 2 de maio de 2003
Dieta pode aumentar risco de câncer de próstata
- Notícia / Publicada em 10 de março de 2003
Homens altos são mais propensos ao câncer de próstata
- Notícia / Publicada em 12 de julho de 2002
Vinho tinto pode prevenir câncer de próstata
- Notícia / Publicada em 28 de março de 2001
BRASIL: Porto Alegre Entra na Campanha Contra Câncer de Próstata


