Vitaminas C e E não previnem câncer de próstata e outros tipos de câncer em homens
23 de janeiro de 2009
Equipe Editorial Bibliomed
Equipe Editorial Bibliomed
23 de janeiro de 2009 (Bibliomed). Muitas pessoas ingerem vitaminas, na esperança de prevenir doenças crônicas, como o câncer. As vitaminas C e E estão entre os suplementos mais comumente utilizados. Um estudo em larga escala mostrou que a vitamina E pode reduzir o risco de câncer de próstata. Entretanto, poucos estudos investigaram este tema. Não existem estudos sobre a relação entre vitamina A e câncer de próstata.
O periódico JAMA traz um estudo, realizado na Universidade Harvard, que investigou se a suplementação prolongada com as vitaminas E e C diminui o risco de câncer de próstata e outros tipos de câncer em homens. Foram avaliados 14.641 médicos com idade ³ 50 anos. Os participantes receberam suplementos de vitamina C, vitamina E ou placebo.
Durante 8 anos, ocorreram 1.943 casos de câncer, sendo 1.008 casos de câncer de próstata. Comparadas ao placebo, as vitaminas C e E não tiveram efeito sobre a incidência total de câncer, nem sobre a incidência de câncer de próstata. Nenhuma das vitaminas teve efeito sobre câncer colo-retal, de pulmão ou em outros sítios.
Este estudo mostra que a suplementação com vitaminas C e E não reduz o risco de câncer em homens, incluindo o câncer de próstata.
Fonte: JAMA, Volume 301, Number 1, 2009, Pages 52-62.
Palavras chave: câncer, vitaminas, câncer próstata, c, próstata, e, c e, vitaminas c, vitamina, não, vitaminas c e, câncer homens, estudo, risco, homens, placebo, incidência, casos, suplementos, jama,
Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.
conteúdos relacionados
- Notícia / Publicada em 8 de abril de 2013
Altas doses de vitamina C ou E podem aumentar a chance de catarata
- Notícia / Publicada em 28 de janeiro de 2013
As relações entre vitamina D, estações do ano e o risco de câncer de próstata
- Notícia / Publicada em 20 de maio de 2012
Existe associação entre a vitamina D e o câncer de próstata letal?
- Notícia / Publicada em 21 de junho de 2011
Uso de estatinas diminui o risco de câncer de próstata
- Notícia / Publicada em 4 de agosto de 2010
A suplementação com vitaminas C e E não reduz risco de pré eclampsia em mulheres com diabetes tipo 1
- Notícia / Publicada em 21 de novembro de 2002
Estudo sugere ineficácia da TRH e vitaminas sobre saúde cardiovascular
- Notícia / Publicada em 5 de julho de 2002
Antioxidantes retardam desenvolvimento de Alzheimer
- Notícia / Publicada em 8 de abril de 2002
Antioxidantes protegem pacientes transplantados
- Notícia / Publicada em 1 de agosto de 2001
Nova esperança para o combate do câncer de próstata


