Consumo de café é inversamente associado com o risco de câncer de cólon

09 de agosto de 2012
Equipe Editorial Bibliomed

09 de agosto de 2012 (Bibliomed). Café e chá são amplamente consumidos no mundo e são fontes ricas de potenciais compostos quimiopreventivos. Os dados epidemiológicos para a ingestão de café e chá em relação ao câncer colorretal permanecem obscuros. Apesar das diferenças na fisiologia do intestino, poucos estudos têm conduzido as investigações por sublocalidades anatômicas.

Um novo estudo avaliou o consumo de café e chá (com cafeína ou descafeinado) em relação ao câncer de cólon (proximal e distal) e câncer retal. O estudo NIH-AARP Diet and Health Study incluiu 489.706 pessoas, que completaram um questionário referente a demografia, dieta e estilo de vida. Após um tempo médio de seguimento, foram identificados cânceres no colo proximal ( 2.863), colo distal (1.993) e reto (1.874).

Aproximadamente 16% dos participantes beberam 4 ou mais xícaras de café/dia. Em comparação com os que não consumiram, os bebedores de 4-5 xícaras de café/d (HR 0,85; IC 95% 0,75 a 0,96) e ≥ 6 xícaras de café/d (HR 0,74; IC 95% 0,61 a 0,89, P-tendência < 0,001) tiveram um risco menor de câncer de cólon, particularmente de tumores proximais (HR para ≥ 6 xícaras/d 0,62; IC 95% 0,49 a 0,81, P-tendência <0,0001). Os resultados foram semelhantes aos resultados globais para bebedores de café com predominância de cafeína. Embora as HRs individuais não foram significativas, houve uma significativa P-tendência, tanto para cânceres de cólon quanto para os de reto para as pessoas que bebiam café predominantemente descafeinado. Não foram observadas associações para o chá.

Nesta grande coorte norte-americana, o consumo de café foi inversamente associado com o câncer de cólon, particularmente de tumores proximais. Investigações adicionais de consumo de café e seus componentes na prevenção do câncer colorretal são necessárias.

Fonte: American Journal of Clinical Nutrition, Volume 96, issue 2, 2012, Pages 374-381

Palavras chave: café, chá, cafeína, câncer, câncer de cólon

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.


conteúdos relacionados

Notícia / Publicada em 20 de maio de 2013

O impacto do café na saúde

Notícia / Publicada em 11 de março de 2013

Consumo de café reduz o risco de câncer colorretal

Notícia / Publicada em 14 de janeiro de 2013

Uso de café associado a menor mortalidade por câncer orofaríngeo

Notícia / Publicada em 27 de outubro de 2011

Risco de depressão em mulheres diminui com o aumento do consumo de café

Notícia / Publicada em 25 de outubro de 2010

Consumo de café está inversamente relacionado ao risco de câncer de cavidade oral e faringe

Notícia / Publicada em 31 de março de 2010

Consumo de café associado ao menor risco de diabetes

Notícia / Publicada em 25 de maio de 2009

Consumo de café e risco de AVC em mulheres: existe associação?

Notícia / Publicada em 5 de janeiro de 2009

Consumo de café diminui o risco de câncer de boca, faringe e esôfago

Notícia / Publicada em 23 de janeiro de 2003

Uma xícara de café por dia protege as mulheres quanto ao risco de câncer de cólon

© 2000 - 2013 Bibliomed, Inc. Todos os Direitos Reservados contato imprensa