Consumo habitual de café de mais de 3 xícaras por dia não foi associado com um risco aumentado de hipertensão
01 de junho de 2011
Equipe Editorial Bibliomed
Equipe Editorial Bibliomed
01 de junho de 2011 (Bibliomed). Em duas meta-análises de ensaios clínicos randomizados, o aumento do consumo de café foi associado com pressão arterial um pouco elevada. No entanto, esses estudos foram de curta duração (<85 d).
Foi realizada uma revisão sistemática e meta-análise de estudos prospectivos de longo prazo, que examinaram a associação entre o consumo habitual de café e o risco de hipertensão. 6 estudos de coorte prospectivos, com 172.567 participantes e 37.135 casos de hipertensão incidente foram incluídos. O seguimento médio variou 6,4 a 33,0 anos.
Comparado com o menor consumo [<1 xícara (≈ 237 mL) / d], o risco relativo (RR) para hipertensão foi de 1,09 (IC 95% 1,01 a 1,18) para a categoria imediatamente superior (1-3 copos / d), 1,07 (IC 95% 0,96 a 1,20) para a segunda categoria mais elevada (3-5 copos / d), e 1,08 (IC 95% 0,96 a 1,21) para a categoria mais alta (> 5 xícaras / d). Uma meta-análise de dose-resposta demonstrou uma relação inversa em "J" (P <0,001) com risco de hipertensão aumentando até 3 xícaras / d (RR para a comparação de 3 xícaras VS 0 xícaras / d: 1,07; IC 95% 0,97 a 1,20) e decrescente com maiores consumos (RR para a comparação de 6 xícaras VS 0 xícaras / d: 0,99; IC 95% 0,89 a 1,10).
Os resultados sugerem que o consumo habitual de café de > 3 xícaras / d não foi associado com um risco aumentado de hipertensão quando comparado com <1 xícara / d, no entanto, um risco ligeiramente mais elevado parece ser associado com o consumo leve a moderado de 1 a 3 copos / dia.
Fonte: The American Journal of Clinical Nutrition, Volume 93, Number 6, 2011, Pages 1212-1219
Palavras chave: /, xícaras, d, consumo, / d, risco, hipertensão, xícaras /, ic 95%, 95%, ic, 3, 3 xícaras, café, associado, mais, consumo habitual café, categoria, rr, estudos,
Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.
conteúdos relacionados
- Notícia / Publicada em 14 de janeiro de 2013
Uso de café associado a menor mortalidade por câncer orofaríngeo
- Notícia / Publicada em 10 de dezembro de 2012
Consumo de café associado ao risco de fraturas?
- Notícia / Publicada em 6 de agosto de 2012
Consumo de café é inversamente associado com o risco de câncer de cólon
- Notícia / Publicada em 13 de março de 2012
Consumo de chá verde é associado a um menor risco de incapacidade funcional incidente
- Notícia / Publicada em 27 de outubro de 2011
Risco de depressão em mulheres diminui com o aumento do consumo de café
- Notícia / Publicada em 15 de abril de 2011
O consumo de café diminui o risco de AVC em mulheres
- Notícia / Publicada em 15 de julho de 2005
Consumo de café e risco de diabetes tipo 2
- Notícia / Publicada em 23 de janeiro de 2003
Uma xícara de café por dia protege as mulheres quanto ao risco de câncer de cólon
- Notícia / Publicada em 28 de maio de 2002
Cafeína pode reduzir a elasticidade de artérias


