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Melhoria da Interação entre o/a Cliente e o/a Prestador/a de Serviços de Saúde
Tabela de conteúdosCapítulos• Resumo • Melhoria do Desempenho dos Prestadores de Serviços de Saúde • As Melhores Práticas de Treinamento • Avaliação da Qualidade da ICP • Um Passo Além do Planejamento Familiar • Quadros e Tabelas
Este número de Population Reports foi preparado em colaboração com a Iniciativa MAQ (Melhoria da Interação entre o/a Cliente e o/a Prestador/a de Serviços de Saúde) da Direção de População e Saúde Reprodutiva da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). A Iniciativa MAQ dá apoio à pesquisa e às intervenções baseadas em evidência como forma de promover o maior acesso e a qualidade dos serviços de saúde reprodutiva e planejamento familiar. Publicado pelo Projeto INFO, Centro de Programas de Comunicação da Escola Bloomberg de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins, 111 Market Place, Suite 310, Baltimore, Maryland 21202, EUA Volume XXXI, Número 4, Outono de 2003 Série Q, Número 1 Melhoria da Interação entre o/a Cliente e o/a Prestador/a de Serviços de Saúde |
Melhoria da Interação dos Clientes com os Prestadores de Saúde
Nos programas de planejamento familiar, a boa interação pessoal entre
clientes e prestadores de serviços de saúde é essencial para atender às
necessidades dos clientes e os objetivos do programa. A melhor forma dos
programas melhorarem a ICP (Interação dos Clientes com os Prestadores de
serviços de saúde) é não se limitarem a treinar os prestadores de serviços de
saúde, mas procurar também fortalecer a ICP de forma contínua e variada. Como Ajudar os Clientes a Terem um Papel Mais Ativo Uma boa ICP respeita o direito do cliente e sua habilidade para escolher opções de forma bem informada. Com apoio e estímulo, os clientes do planejamento familiar podem participar ativamente no seu próprio atendimento e tomar decisões bem informadas. Mais especificamente, os programas podem:
Fortalecimento do Desempenho dos Prestadores de serviços de saúde O treinamento pode fortalecer o conhecimento e as habilidades interpessoais dos prestadores de serviços de saúde. Os programas também têm que abordar os vários outros fatores que afetam a habilidade dos prestadores de serviços de saúde de interagir com os clientes. Os programas podem:
O Papel Essencial da Avaliação A avaliação sistemática produz a informação objetiva que os gerentes necessitam para melhorar a ICP. Para avaliar a ICP corretamente, os programas devem escolher os indicadores e as fontes de dados mais representativos. O envolvimento dos responsáveis pelo estabelecimento de políticas, os gerentes e os prestadores de serviços, no processo de avaliação, ajuda a garantir que as recomendações atendam às necessidades reais, que sejam viáveis e que sejam colocadas em prática. Um Passo Além do Planejamento Familiar Na medida em que os programas de planejamento familiar vão se integrando às outras atividades da área de saúde, a ICP passa a encontrar novas possibilidades e a enfrentar novos desafios, particularmente em relação da epidemia de HIV/AIDS. Os prestadores de serviços de saúde estão assumindo um número cada vez maior de serviços de saúde reprodutiva. Os clientes de planejamento familiar geralmente têm outras necessidades de saúde reprodutiva que também podem ser tratadas durante as visitas às clínicas. Os prestadores de serviços de saúde que se comunicam de maneira eficaz com os clientes podem se informar sobre as preocupações destes clientes nas áreas inter-relacionadas de saúde sexual e reprodutiva e podem ajudá-los a se conscientizar sobre os comportamentos de risco e prepará-los para fazer escolhas mais corretas em relação à sua própria saúde. |
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