Quadros e Tabelas

Tanto o prestador de serviços de saúde como o/a cliente têm papéis na orientação centrada no cliente

O Papel do Prestador de Serviços de Saúde

A orientação centrada no cliente exige que os prestadores de serviço de saúde utilizem suas habilidades de comunicação pessoal para promover interações com os clientes, as quais:

1. Estabelecem uma relação pessoal, ao:

  • Garantir a privacidade e a sigilo,
  • Ser positivo e encorajador,
  • Estimular o/as clientes a fazerem perguntas e darem mais informações,
  • Ouvir atentamente e observar o que os clientes dizem e fazem,
  • Usar um tom de voz simpático e uma expressão corporal atenta de forma a transmitir carinho, interesse e respeito.

2. Focalizam o indivíduo, ao:

  • Responder primeiro à necessidade, interesse ou questão levantados pela cliente,
  • Examinar o estilo de vida, o estágio da vida, as metas de vida e as preferências do cliente,
  • Ajudar a cliente a entender como estes fatores podem influenciar as opções de planejamento familiar e outras alternativas reprodutivas,
  • Responder às dúvidas da cliente, inclusive tratando de boatos de forma respeitosa e construtiva,
  • Examinar a experiência e o nível de satisfação com um método demonstrado pela cliente, inclusive a ocorrência de efeitos colaterais e as mudanças de metas, estilos de vida e preferências.

3. Comunicam claramente as informações médicas, ao:

  • Focalizar no processo de tomada ou confirmação de uma escolha ou decisão,
  • Ser breve,
  • Expressar-se de forma simples, não técnica,
  • Não dar informação irrelevante ou muita informação de uma só vez,
  • Deixar o/as clientes ver e tocar as amostras e modelos,
  • Estimular as perguntas e reservar tempo para respondê-las,
  • Verificar se o/as clientes realmente entenderam as informações,
  • Estar consciente de suas próprias atitudes tendenciosas sobre certos métodos e tratamentos e procurar evitá-las,
  • Usar auxílios à memória e outros materiais de suporte para orientar e informar a interação.

4. Fornecem às clientes a oportunidade de escolher, ao:

  • Informar às clientes que elas têm opções e que a escolha é delas,
  • Oferecer-se para ajudar as clientes a pensar detalhadamente em suas opções,
  • Pedir às clientes que confirmem suas decisões,
  • Ajudar a cliente que volta à clínica a pesar as vantagens e desvantagens de continuar ao invés de interromper o uso dos métodos.

5. Planejam os próximos passos, ao:

  • Ajudar o/as clientes a planejar como levar a cabo suas decisões,
  • Discutir como lidar com os efeitos colaterais, verificando cuidadosamente quais são as preocupações e temores das clientes,
  • Prever os problemas e discutir como superá-los, inclusive o que a cliente pode fazer se cometer algum erro tal como esquecer de tomar a pílula,
  • Se possível, dar às clientes materiais informativos já testados, os quais elas podem ler e examinar em casa,
  • Recomendar às clientes que telefonem ou voltem à clínica se tiverem perguntas, dúvidas, preocupações ou se desejarem trocar de método,
  • Marcar a próxima consulta, se for o caso.

O Papel do/a Cliente

Os clientes podem melhorar a qualidade de suas interações com os prestadores de serviços de saúde e sua habilidade para tomar decisões, se eles:

1. Exigirem um bom atendimento, ao:

  • Solicitar privacidade,
  • Perguntar ao prestador de serviço de saúde se manterá a informação confidencial,
  • Estar consciente dos direitos dos clientes e das responsabilidades dos prestadores de serviço de saúde e, se necessário, exigir o respeito a tais direitos e responsabilidades,
  • Repetir seu pedido de informações ou de um método, se o prestador de serviço de saúde não o atender.

2. Buscarem informações, ao:

  • Pedir informações sobre suas opções,
  • Fazer perguntas,
  • Pedir ao prestador de serviço de saúde que repita ou esclareça certas informações que não entenderem,
  • Verificarem seu próprio entendimento das informações e instruções.

3. Derem informações, ao:

  • Responderem integralmente às perguntas feitas pelos prestadores de serviços de saúde,
  • Darem voluntariamente informações sobre suas preferências, necessidades e problemas,
  • Expressarem suas dúvidas, preocupações e temores,
  • Discutirem abertamente sua situação pessoal.

4. Tomarem decisões bem pensadas, ao:

  • Entenderem que é seu direito e responsabilidade escolher um método,
  • Entenderem como suas circunstâncias e necessidades pessoais afetam a decisão,
  • Discutirem as vantagens e desvantagens das opções com o prestador de saúde para poderem escolher a mais acertada,
  • Pedirem instruções e qualquer outra ajuda que possam necessitar para colocar em prática a decisão.

Fontes: Kim, 2001 (107); Kim, 2003 (78); Murphy, 2000 (107); Rinehart, 1998 (124)

 

Como os Supervisores Podem Melhorar e Manter uma Boa ICP

1. Fortalecer seus próprios conhecimentos e habilidades:

  • Entender a necessidade de uma ICP eficaz e dar apoio à sua melhoria,
  • Ser um modelo, para o pessoal e os clientes, de uma boa técnica de comunicação.

2. Contribuir a um treinamento eficaz:

  • Cooperar com os profissionais de saúde para identificar suas necessidades de treinamento e participar em avaliações de necessidades de desempenho,
  • Discutir as necessidades de treinamento e o conteúdo do currículo com o instrutor,
  • Reunir-se com os profissionais de saúde antes do treinamento e ouvir seus comentários posteriores para ajudá-los a tirar o máximo proveito da experiência.

3. Estimular e apoiar o bom desempenho dos profissionais de saúde:

  • Familiarizar-se com o processo de observação de como os clientes e profissionais de saúde interagem,
  • Usar listas de verificação e outras ferramentas para avaliar o desempenho dos profissionais de saúde,
  • Dar aos profissionais de saúde uma retroalimentação construtiva sobre sua interação com os clientes,
  • Ajudar os profissionais de saúde a lidar com os obstáculos a uma boa ICP,
  • Enfatizar a confidencialidade e garantir que o ambiente físico da unidade seja propício às consultas privadas,
  • Recompensar a boa ICP com elogios,
  • Garantir a disponibilidade de recursos de auxílio à comunicação, amostras de anticoncepcionais e materiais informativos.

4. Desenvolver outras fontes de reforço:

  • Desenvolver grupos de apoio à boa ICP, constituídos por colegas e pares de uma mesma unidade e entre várias unidades,
  • Criar recompensas que motivem os profissionais de saúde a dar o melhor de si em termos de ICP.

 

Avaliação dos Programas de Treinamento em ICP

Uma avaliação completa do treinamento de ICP examina tanto a qualidade do evento de treinamento como seu impacto no comportamento dos profissionais de saúde no trabalho. Isto exige fazer avaliações antes, durante e depois do treinamento (42, 161):

  • Antes de projetar um evento de treinamento, a avaliação das necessidades pode determinar quem deve ser treinado, o que estas pessoas necessitam aprender e se o sistema de saúde está pronto e habilitado para fazer as mudanças necessárias para que os profissionais de saúde apliquem suas técnicas de ICP.
  • Tanto no início como no fim do evento de treinamento, os instrutores devem avaliar o conhecimento, as atitudes e as habilidades de ICP dos participantes por meio de questionários, entrevistas e observações. Os dados da situação de base podem ajudar a direcionar o treinamento e as comparações do tipo "antes e depois" podem determinar se os objetivos do treinamento foram atingidos.
  • Durante o evento de treinamento, os instrutores devem monitorar o progresso dos participantes para que possam fazer ajustes ao longo do caminho (34).
  • Depois do evento de treinamento, o processo de implementação efetiva deve ser comparado com os planos originais para ver o que ocorreu e por quê, e para identificar que materiais e atividades foram mais úteis.
  • Depois que os participantes voltam ao trabalho, as observações podem avaliar se o treinamento mudou suas práticas diárias de ICP. A avaliação posterior pode determinar se as mudanças tiveram impacto na satisfação do cliente, nas visitas de acompanhamento ou na continuação do uso de anticoncepcionais.
  • Vários meses ou até um ano após o treinamento, podem ser feitas rodadas posteriores de observação para determinar se as práticas melhoradas de ICP persistem.

Currículo para uma Orientação Integrada de Saúde Reprodutiva

Um novo currículo preparado por EngenderHealth adaptou estruturas de orientação da área de planejamento familiar para tratar de uma série de serviços integrados de saúde sexual e reprodutiva. Ao aplicar as melhores práticas de ICP, baseadas em evidência, o currículo – denominado Orientação Abrangente de Planejamento Familiar: Um Currículo Integrado – promove uma comunicação e orientação mais eficazes em todas as áreas de saúde reprodutiva. O pacote de treinamento inclui materiais para um seminário de 6 dias que ensina aos profissionais de saúde os conhecimentos, atitudes e técnicas de que necessitam para avaliar e abordar todas as necessidades de saúde sexual e reprodutiva dos clientes, independentemente do local ou clínica onde se dá o atendimento de saúde e do serviço requisitado pelo cliente. Ele também inclui programas para seminários mais curtos e para outros profissionais que servem aos clientes, bem como administradores e supervisores. Para obter uma cópia do currículo, envie um e-mail a info@engenderhealth.org ou escreva para EngenderHealth Material Resources, 440 Ninth Avenue, New York, NY 10001, EUA.

 

Ferramentas de Melhoria da ICP: CD-ROM Disponível

O Centro de Programas de Comunicação da Universidade Johns Hopkins preparou um CD-ROM denominado Comunicação entre o Cliente e o Prestador de Serviços de Saúde: Abordagens e Ferramentas Bem Sucedidas, o qual dá destaque às melhores práticas baseadas em evidência e às inovações mais recentes para aperfeiçoar a interação entre clientes e profissionais de saúde. Ele cobre quatro grandes áreas: o desempenho do prestador de serviços de saúde de saúde, os comportamentos dos clientes e as normas comunitárias, a gestão da prestação dos serviços, e a pesquisa e avaliação. As descrições dos programas e os resultados das avaliações demonstram como as abordagens podem ser implementadas. O CD-ROM inclui uma variedade de amostras de ferramentas, inclusive guias de orientação de clientes, materiais de educação de clientes, e formulários de supervisão e avaliação, juntamente com conselhos sobre como adaptá-los a diferentes ambientes e situações. Para obter cópias do CD-ROM de ICP, envie um e-mail a orders@jhuccp.org, preencha o formulário de pedido no site http://www.jhuccp.org/cgi-bin/orders/orderform.cgi, ou escreva para: Center for Comunication Programs, Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, 111 Market Place, Suite 310, Baltimore, MD 21202, EUA.

 

Tabela 5.1 - Fatores de Desempenho e Exemplos de Atividades para Melhorar a ICP

Fator de Desempenho

Possíveis Atividades para Melhorar a ICP
Expectativas da função
  • Revisar ou preparar novas políticas e normas nacionais
  • Revisar ou preparar normas regionais, distritais e locais
  • Revisar ou preparar descrições detalhadas de posição com a participação dos profissionais de saúde
  • Fazer com que os profissionais de saúde e supervisores planejem como as novas habilidades adquiridas serão usadas no trabalho depois do treinamento
  • Promover normas sociais nas instituições de saúde locais que reforcem as expectativas da função
  • Informar os clientes sobre o que esperar, usando materiais impressos, meios de comunicação de massa e educação em grupos

Retroalimentação sobre o desempenho

 

  • Focalizar a supervisão na ICP
  • Avaliar o desempenho geral pelo menos anualmente
  • Oferecer retroalimentação durante o próprio trabalho e de forma oportuna
  • Desenvolver um sistema de auto-avaliação para os profissionais de saúde
  • Montar um sistema que permita aos profissionais de saúde dar retroalimentação de apoio uns aos outros
  • Criar sistemas e diálogo de retroalimentação dos clientes e da comunidade
  • Ensinar os clientes como dar retroalimentação ao prestador de serviços de saúde durante as interações
Conhecimentos e habilidades
  • Incorporar o treinamento sobre boas práticas de comunicação e orientação na instrução pré-serviço
  • Focalizar o treinamento durante o serviço nas responsabilidades da função e nas deficiências observadas em técnicas de orientação e nos conhecimentos
  • Focalizar o treinamento em conteúdo técnico nas informações mais importantes para os clientes
  • Atualizar as diretrizes de forma a refletir as informações técnicas atuais
  • Ensinar os profissionais de saúde a obter e a adaptar as informações técnicas mais recentes
  • Produzir e treinar os profissionais de saúde para usar material de suporte ao trabalho e materiais de referência
Ambiente de trabalho
  • Revisar os processos de trabalho de forma a reservar tempo adequado para a ICP
  • Criar sistemas confiáveis de logística para anticoncepcionais e outros suprimentos
  • Separar um espaço para as consultas e atender às exigências da confidencialidade
  • Criar programas de contato mais estreito com a comunidade que incluam orientação nos próprios lares e educação em grupo
Incentivos e motivação
  • Oferecer salários justos
  • Eliminar a desigualdade de gênero no local de trabalho
  • Oferecer promoções, treinamento adicional e outras recompensas baseadas no desempenho
  • Reconhecer os "Funcionários do Mês"
  • Criar programas de credenciamento com recompensas
  • Estimular o reconhecimento pelos próprios colegas
  • Demonstrar informalmente o apreço por um trabalho bem feito
Capacidade
  • Distribuir as tarefas com base nas habilidades, conhecimento e experiência
  • Criar um sistema para seguir de perto as designações e treinamentos dos membros do pessoal

Tabela - Indicadores de ICP Ilustrativos, Usados pela Pesquisa Rápida de Qualidade (QIQ)
Indicador da QIQ

Método de Coleta de Dados

Entrevista com Cliente à Saída Observação Auditoria da Instituição
O PRESTADOR DE SERVIÇOS DE SAÚDE:

Tranqüiliza a cliente quanto à confidencialidade

Pergunta à cliente suas intenções reprodutivas (ex.: "Deseja ter mais filhos?, "Quando?")

Discute com a cliente que método ela prefere

Trata a cliente com respeito/cortesia

Adapta as informações essenciais às necessidades particulares da cliente específica

Dá informações precisas sobre o método escolhido (como usá-lo, efeitos colaterais, complicações)

Diz à cliente quando ela deve voltar para uma nova consulta

Reconhece/identifica critérios de qualificação médica coerentes com as diretrizes

     
OS OUTROS FUNCIONÁRIOS (além do prestador de serviços de saúde):

Tratam a cliente com dignidade e respeito

     
A CLIENTE:      

Participa ativamente da discussão e seleção do método

Recebe o método de sua escolha

Acredita que o prestador de serviços de saúde manterá confidenciais as informações sobre ela

     
A INSTITUIÇÃO DE SAÚDE:

Tem todos os métodos aprovados disponíveis; não há itens fora do estoque

Tem mecanismos para fazer mudanças programáticas baseadas na retroalimentação dos clientes

Recebeu uma visita de supervisão nos últimos ___ meses

Dispõe de diretrizes clínicas atualizadas

     

Fonte: Avaliação MEASURE, 1999 (103)

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