Beber café pode precipitar um infarto agudo do miocárdio
25 de agosto de 2006
Equipe Editorial Bibliomed
Equipe Editorial Bibliomed
25 de agosto de 2006 (Bibliomed). Um novo artigo, publicado na revista Epidemiology, sugere que o uso do café pode desencadear um infarto do miocárdio, uma hora após sua ingestão, em algumas pessoas.
Estudos prévios haviam demonstrado que pessoas que usam o café poderiam estar sob um risco diminuído para doença de Parkinson, diabetes, e de certos tipos de cânceres.
Pesquisadores do departamento de Nutrição, da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, sugerem que a cafeína possa levar a uma elevação por curtos períodos da pressão arterial e da atividade do sistema nervoso simpático, e que estas alterações poderiam ser fatores desencadeantes de um quadro de isquemia cardíaca aguda.
O novo estudo foi baseado em 503 casos de infarto agudo do miocárdio, não fatais, ocorridos na Costa Rica. Os pesquisadores perguntaram aos participantes acerca de seu consumo de café nas horas e dias que antecederam ao episódio isquêmico.
No estudo, as pessoas que são consumidoras moderadas de café (duas ou três xícaras por dia), aumentaram seu risco de ter um infarto agudo do miocárdio em 60%, ao ingerirem uma xícara de café. Porém, consumidores ocasionais de café, aumentaram seu risco deste tipo de episódio, em mais de quatro vezes, ao ingerir em uma xícara de café.
Em contrapartida, poucos efeitos foram observados naquelas pessoas que faziam um uso freqüente de café (4 ou mais xícaras por dia).
Adicionalmente, pessoas que ingerem café e que têm três ou mais fatores de risco, para doença cardíaca, mais do que dobram o seu risco de um infarto do miocárdio, após ingerirem uma única xícara de café.
Fonte: Epidemiology, Aug. 2006; vol 17: pp 506-511.
Palavras chave: café, infarto, risco, infarto agudo, mais, xícara, miocárdio, pessoas, agudo, agudo miocárdio, xícara café, aumentaram risco, xícaras, infarto agudo miocárdio, doença, fatores, estudo, aumentaram, ingerirem, após,
Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.
conteúdos relacionados
- Notícia / Publicada em 6 de agosto de 2012
Consumo de café é inversamente associado com o risco de câncer de cólon
- Notícia / Publicada em 23 de fevereiro de 2012
A prevenção do infarto agudo do miocárdio e o rápido atendimento médico para o declínio da mortalidade por IAM
- Notícia / Publicada em 29 de dezembro de 2011
A mortalidade hospitalar é inversamente relacionada ao número de fatores de risco para doença coronariana em pacientes com infarto do miocárdio
- Notícia / Publicada em 15 de abril de 2011
O consumo de café diminui o risco de AVC em mulheres
- Notícia / Publicada em 14 de março de 2011
A poluição do ar é um importante desencadeador de infarto do miocárdio
- Notícia / Publicada em 29 de junho de 2010
Não há evidências que embasem o uso de oxigênio em pacientes com infarto agudo do miocárdio
- Notícia / Publicada em 21 de junho de 2010
Houve queda na incidência e na mortalidade por infarto agudo do miocárdio nos EUA
- Notícia / Publicada em 23 de janeiro de 2003
Uma xícara de café por dia protege as mulheres quanto ao risco de câncer de cólon
- Notícia / Publicada em 16 de dezembro de 2002
Mercúrio aumenta o risco de infarto do miocárdio


