Angioplastia tem melhores resultados do que a trombólise farmacológica para o infarto agudo do miocárdio
29 de janeiro de 2003
Equipe Editorial Bibliomed
Equipe Editorial Bibliomed
29 de Janeiro de 2003 (Bibliomed). Alguns estudos sugeriram que a angioplastia coronariana transluminal percutânea (PTCA) poderia ser mais efetiva do que a trombólise. No entanto, não se sabe se estes efeitos são sustentados após a alta hospitalar e a extensão destes resultados se aplicados a um grande número de pacientes. Um estudo recentemente publicado no American Heart Journal comparou a efetividade da PTCA primária e trombólise no infarto agudo do miocárdio durante um período de 6 meses.
Dados individuais dos pacientes foram coletados de estudos randomizados de 1989 a 1996 que comparavam a PTCA primária à trombólise. Os dados foram combinados para produzir estimativas de redução relativa em eventos de 30 dias a 6 meses para o grupo e subgrupos clínicos bem definidos. Os efeitos adversos do tratamento também foram avaliados.
Onze estudos foram identificados. A taxa de mortalidade em 30 dias foi de 4.3% para 1348 pacientes randomizados que foram submetidos a PTCA, e de 6.9% para 1377 pacientes designados para terapia trombolítica. Em 6 meses, a taxa de mortalidade foi de 6.2% para PTCA e 8.2% para trombólise.
Os autores do estudo concluíram que no contexto destes estudos, a PTCA primária foi mais efetiva do que a terapia trombolítica na redução da morte, reinfarto, e AVC, com benefícios absolutos maiores nos pacientes com maior risco. Estes benefícios parecem ser sustentados por 6 meses. Os efeitos do tratamento variaram significativamente entre os estudos, o que levanta a questão de quão amplamente estes resultados podem ser aplicados.
Palavras chave: ptca, estudos, pacientes, 6, trombólise, ser, ptca primária, 6 meses, primária, meses, resultados, efeitos, terapia trombolítica, infarto agudo miocárdio, taxa mortalidade, randomizados, benefícios, terapia, efetiva, sustentados,
Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.
conteúdos relacionados
- Notícia / Publicada em 14 de setembro de 2012
Angioplastia Primaria da Artéria Carótida Interna é eficaz no tratamento de AVC
- Notícia / Publicada em 9 de setembro de 2011
A adição de apixaban à terapia antiplaquetária em pacientes de alto risco depois de uma síndrome coronária aumenta o risco de sangramento
- Notícia / Publicada em 26 de março de 2010
Hospitalização por IAM não se alterou entre 1979 e 2005
- Notícia / Publicada em 1 de abril de 2009
Intervenções coronarianas percutâneas na doença arterial coronariana não aguda
- Notícia / Publicada em 2 de novembro de 2000
O PTCA Primário com Stent Preserva a Função Cardíaca em Infarto do Miocárdio Anterior
- Notícia / Publicada em 5 de outubro de 2000
Resultados Recentes Confirmam a Eficácia da Angioplastia Primária Após IAM
- Notícia / Publicada em 11 de agosto de 2000
Confirmado que a Trombólise para IAM é Mais Eficaz se Iniciada Dentro de 2 Horas Após o Início Deste
- Notícia / Publicada em 7 de julho de 2000
Tratamento Fibrinolítico Imediato Reduz os Sintomas Subsequentes de Insuficiência Cardíaca
- Notícia / Publicada em 4 de julho de 2000
A Angioplastia Pode Estar Sendo Pouco Utilizada Após Ataques Cardíacos Intra-Hospitalares


