Ministro da saúde anuncia os nomes para suas secretárias
14 de janeiro de 2003
Equipe Editorial Bibliomed
Equipe Editorial Bibliomed
14 de Janeiro de 2003 (Bibliomed). O ministro da Saúde, Humberto Costa, anunciou que o sanitarista Sérgio Arouca, ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz, será indicado para a recém-criada Secretaria de Gestão Participativa. Sérgio Arouca nasceu em Ribeirão Preto. Formou-se médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em 1966, foi consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) em vários países, professor concursado da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fiocruz. Foi chefe do Departamento de Planejamento da ENSP e em 1985 foi e nomeado presidente da Fiocruz
A intenção do ministro é que o novo secretário fique responsável pelos contatos do Ministério da Saúde com instituições da sociedade civil. Sua primeira missão será comandar a organização de uma Conferência Extraordinária de Saúde, que deverá ser realizada ainda em 2003.
Costa anunciou a criação de três outras secretarias: Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos (o indicado é José Alberto Hermógenes, sanitarista e por duas vezes secretário executivo do Ministério da Saúde); Gestão do Trabalho em Saúde (com Maria Luíza Jaeger, sanitarista e socióloga, ex-secretária de Saúde de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul); e Atenção à Saúde (com Jorge Solla, médico sanitarista e ex-secretário de Vitória da Conquista). As secretarias de Investimentos na Saúde, a de Políticas de Saúde e a de Assistência à Saúde foram extintas.
O novo presidente da Funasa será Valdi Camarci Bezerra, urologista e professor da Universidade Federal de Goiás, ex-secretário de Governo e ex-secretário Legislativo de Goiânia. O chefe de gabinete do Ministro da Saúde será o cirurgião geral Antônio Alves.
Palavras chave: saúde, sanitarista, ministro, será, ministro saúde, ex-secretário, secretário, sérgio, à saúde, arouca, sérgio arouca, presidente, ministério, indicado, novo, universidade, gestão, é, trabalho saúde maria, saúde maria,
Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.
conteúdos relacionados
- Notícia / Publicada em 7 de maio de 2003
Todos os hospitais federais do Rio passarão por auditoria
- Notícia / Publicada em 28 de fevereiro de 2003
Uma nova política de medicamentos em discussão
- Notícia / Publicada em 11 de fevereiro de 2003
Ministério da Saúde pretende criar Código de Direitos do Usuário do SUS
- Notícia / Publicada em 15 de janeiro de 2003
Ministro da Saúde participa de café da manhã no Conselho Federal de Medicina
- Notícia / Publicada em 10 de abril de 2001
MS libera recursos para combate ao câncer em três estados
- Notícia / Publicada em 5 de abril de 2001
Brasil: Serra libera US$ 4,8 milhões para São Paulo
- Notícia / Publicada em 11 de dezembro de 2000
Brasil: Serra Diz que Médicos Devem Prescrever Mais Genéricos
- Notícia / Publicada em 25 de julho de 2000
Ministro da Saúde Vai a Índia na Tentativa de Aumentar Produção de Genéricos
- Notícia / Publicada em 5 de julho de 2000
Ministério da Saúde Critica Aumento de Remédios


