Consumo moderado de álcool reduz risco de doença arterial periférica
28 de fevereiro de 2002
Equipe Editorial Bibliomed
Equipe Editorial Bibliomed
Belo Horizonte, 28 de Fevereiro de 2002 (Bibliomed). Mais evidências são acrescentadas aos dados existentes que afirmam que o consumo moderado de álcool tem efeito protetor sobre o sistema cardiovascular. Desta vez o efeito protetor foi observado na ocorrência de doença arterial periférica.
Os dados trazem mais fôlego ao conceito de que, de forma geral, o consumo moderado de álcool – aproximadamente 10 gramas por dia – é benéfico para a saúde cardiovascular.
O álcool provavelmente diminui a ocorrência de aterosclerose por inibição da oxidação do colesterol, o que o impede de se acumular nas placas ateromatosas causando oclusão arterial. Os pesquisadores especulam que, ao reduzir a ocorrência de aterosclerose, o consumo leve de álcool pode promover a saúde cardiovascular geral.
O estudo observou que pessoas de 55 anos de idade ou mais que consumiam quantidades moderadas de álcool por dia tinham menos chance de apresentar doença vascular periférica do que indivíduos semelhantes que não consumiam álcool. O estudo foi ajustado para outras variáveis como tabagismo.
Os pesquisadores advertem que, apesar destas evidências, o consumo de álcool traz outros malefícios inegáveis, como ganho de peso, alcoolismo, doença cerebrovascular, hipertensão e outros. Eles enfatizam que os resultados do estudo devem ser analisados cuidadosamente, e não devem ser utilizados para estímulo do consumo de álcool.
Pesquisas posteriores irão acompanhar a longo prazo as influências do álcool sobre o desenvolvimento e progressão da aterosclerose, e se os padrões de ingestão de álcool influenciam a associação entre o álcool e a aterosclerose ou doença cardiovascular. Com os dados atuais, ainda não está suficientemente claro se o tipo de bebida ingerida influencia no efeito protetor, embora haja ligeira tendência a favor do vinho tinto. Provavelmente devido a isto, neste estudo o maior benefício foi observado em mulheres – elas tinham maior tendência a consumir vinho e destilados do que os homens. Mais da metade dos homens preferia consumir cerveja diariamente.
O estudo foi publicado no American Journal of Epidemiology.
Palavras chave: álcool, consumo, doença, estudo, aterosclerose, cardiovascular, mais, efeito protetor, periférica, moderado álcool, ocorrência, consumo moderado, consumo moderado álcool, protetor, moderado, o, efeito, arterial, dados, saúde cardiovascular,
Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.
conteúdos relacionados
- Notícia / Publicada em 20 de março de 2012
Estilo de vida saudável durante a vida adulta jovem é fortemente associado com um perfil de risco de doença cardiovascular baixo na meia-idade
- Notícia / Publicada em 12 de abril de 2010
Tabagismo pode neutralizar benefícios cardiovasculares do consumo moderado de álcool, diz estudo
- Notícia / Publicada em 22 de janeiro de 2008
Efeitos metabólicos do álcool na forma de vinho em diabéticos tipo 2
- Notícia / Publicada em 10 de abril de 2003
Álcool utilizado com moderação pode evitar esclerose
- Notícia / Publicada em 8 de agosto de 2002
Indivíduos obesos podem se beneficiar do vinho tinto
- Notícia / Publicada em 29 de julho de 2002
Consumo leve de álcool pode elevar pressão arterial
- Notícia / Publicada em 4 de julho de 2002
Álcool não reduz risco de diabetes
- Notícia / Publicada em 22 de maio de 2002
Consumo moderado de álcool protege contra diabetes
- Notícia / Publicada em 5 de fevereiro de 2002
O álcool parece prevenir a demência


