Dose de radiação fetal e risco em procedimentos cardíacos de ablação por cateter - Circulation 2001;104:893

O Dr. John Damilakis e colaboradores da Faculty of Medicine, University of Crete, Creta, Grécia e da Faculty of Medicine, University of Athens, Atenas, Grécia, desenvolveram um estudo com a finalidade de avaliar a dose de radiação fetal e o risco associado com imagens de fluoroscopia durante o procedimento de ablação por cateter para taquicardia supraventricular executada na gestante.

Foram registrados os parâmetros de exposição e tempos de fluoroscopia para cada projeção do procedimento de ablação cardíaca realizado em 20 mulheres em idade gestacional.

As doses de radiação, para um feto em potencial, foram estimadas pelo uso de dados de dosagem obtidos por um fantoma antropomórfico simulando gravidez no primeiro, segundo e terceiro trimestres.

As doses foram medidas utilizando-se dosímetros termoluminescentes. Para um exame típico,...

Palavras chave: radiação, medicine university, medicine, faculty medicine, radiação feto, faculty medicine university, procedimento ablação, dose, faculty, university, doses, procedimento, grécia, feto, fluoroscopia, ablação, exame, potencial, estimadas, típico,

Divulgação



Publicidade

conteúdos relacionados


Assinantes


Esqueceu a senha?