O site Bibliomed quer conquistar os médicos oferecendo uma biblioteca online de referência em especilidades clínicas e cursos à distância

Ponto-com,  25 de Janeiro de 2001 - Marco Tulio Baccarini Pires, formado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é hoje professor-adjunto e chefe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca do Hospital das Clínicas da universidade.

Em 1998 Baccarini resolveu fazer como muitos outros profissionais: unir seus conhecimentos médicos à Internet. Ele lançou o site Bibliomed (www.bibliomed.com.br)  em julho daquele ano, com o objetivo de suprir a necessidade de médicos - principalmente fora do eixo Rio-São Paulo-Belo Horizonte - de consultar livros de referência em especialidades que vão de Otorrinolaringologia à Oncologia. O site começou pequeno. No início, era possível buscar apenas artigos de revistas nacionais e alguns poucos livros. O que parecia estar destinado a criar bolor - até por ser voltado a um público muito específico -, porém, começou  a receber milhares de consultas. Sem divulgação, o endereço conseguiu atingir a marca de 1 milhão de acessos nos 12 primeiros meses de funcionamento.

Nesse período o site não apenas ficou conhecido no meio médico como chegou a receber oito propostas de compra. Em abril do ano passado, a empresa foi vendida para a eHealth Latin America, maior empresa da região de comércio eletrônico b2b na área de saúde, o que possibilitou sua expansão para outros países latino-americanos. Atualmente a empresa tem escritórios no Brasil, na Argentina e no México. "Não aceitamos as propostas anteriores porque eram de empresas que não tinham ligação com a área. A associação com a eHealth chegou na hora certa", diz Baccarini, hoje diretor médico da empresa para o Brasil.

Mais do que o público brasileiro, hoje o Bibliomed atende também os profissionais de língua espanhola no site www.bibliomed.com. O Brasil sozinho tem 9.000 médicos cadastrados. E a expectativa é alcançar 30.000 até o final deste ano. O profissional pode buscar arquivos e consultar os mais importantes livros de referência na área médica. O preço ainda é um pouco salgado: a assinatura varia de 180 a 360 reais por mês.

A partir deste mês, o objetivo é  explorar cursos à distância. Já estão em fase de lançamento títulos como Trombose, Hipertensão Arterial e Dengue. A empresa ainda assinou um acordo de cooperação em ensino à distância com a Federação Pan-Americana de Escolas de Medicina e com a Associação Americana de Centros Acadêmicos de Saúde dos Estados Unidos.

O site deve lançar também este mês um canal para quem precisar tirar dúvidas com professores. Na maior parte dos cursos - e depois de fazer os exames finais -, o aluno receberá um certificado da universidade ou instituição responsável. Com um detalhe: a maior parte terá valor curricular.

© 2000 - 2019 Bibliomed, Inc. Todos os Direitos Reservados contato imprensa