Alta prevalência de doença por refluxo gastroesofágico proximal e distal, em pacientes com DPOC avançada. - Chest 2007; 131:1666-71.

A doença por refluxo gastroesofágico (DRGE) é comum em uma variedade de doenças respiratórias, porém pouco se sabe sobre a DRGE em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Com o objetivo de determinar a prevalência, a apresentação e os preditores da DRGE, com base no monitoramento do pH esofágico distal e proximal, em pacientes com DPOC grave, Robert Kempainem, da Universidade de Minnesota, EUA, realizaram estudo publicado recentemente.

Quarenta e um pacientes portadores de DPOC, com volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) de 24% do previsto, foram submetidos à monitoração do pH esofágico por 24 horas, e um paciente foi submetido também a esofagogastroduodenoscopia.

A prevalência da DRGE foi de 57%. Refluxo distal e proximal foi detectado em 41% e 46% dos pacientes submetidos à pHmetria...

Palavras chave: drge, pacientes, refluxo, dpoc, prevalência, é, ph esofágico, é comum, 2007, drge é comum, esofágico, pacientes dpoc, drge é, distal, ácida, ph, à, anormal, doença, comum,

Divulgação



Publicidade

conteúdos relacionados



© 2000 - 2018 Bibliomed, Inc. Todos os Direitos Reservados contato imprensa